spacer

JADE e Movimento Júnior

Movimento Júnior Internacional

O conceito de Júnior Empresa surgiu em França, em 1967, com o objectivo de fornecer o espírito empreendedor nos estudantes universitários e apróximá-los da realidade empresarial. A rede espalhou-se muito rapidamente, surgindo em 1969 a primeira Confederação de Júnior Empresas neste país, e expandindo-se a vários países europeus e ao Brasil na década de 80.

Portugal foi um pioneiro no movimento, tendo juntamente com a França, Itália, Holanda e Suíça fundado, em 1992, a JADE - European Confederation of Junior Enterprises.

É no país onde surgiu, em França, que o movimento tem hoje mais expressão na Europa, no entanto, é o Brasil que domina o panorama mundial. Com mais de 700 júnior empresas e mais de 22,000 júnior empresários, possui a sua própria Confederação, a Brasil Júnior.

O movimento está também presente em outros países, de que são exemplo a Tunísia e Marrocos, trabalhando a JADE e a Brasil Júnior, as duas maiores organizações mundiais que representam os júnior empresários, na expansão do mesmo.

JADE - European Confederation of Junior Enterprises

A JADE é composta por 15 Confederações e Membros Consultivos de Países Europeus, somando mais de 300 Júnior Empresas e mais de 20 mil júnior empresários.

Coordenando o desenvolvimento do movimento em toda a Europa, tem a sua sede em Bruxelas, trabalhando e colaboração com a Brasil Júnior.

Sob o mote “Students fostering entrepreneurship!”, a JADE trabalha também com a Comissão Europeia em assuntos como Estratégias de Empreendedorismo e Educação, Agenda de Oslo, Small Business Act for Europe (SBA) e na Semana Europeia das PME (SME).

spacer

 

  • spacer
  • spacer
gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.