Siga a Latinoware

No Twitter

No Identi.ca

O que aconteceu no Latinoware 2010.

Participe Também

 
 


  

 

 

Até agora

   participantes

Patrocínio



     

     

 

 

 

 



Parceiros

 

 

 

Início

OpenStreetMap recruta colaboradores durante palestra na Latinoware 2011

Enviado por latino2011, qua, 10/19/2011 - 18:05

Os participantes da Latinoware 2011 tiveram a oportunidade de conhecer detalhes do projeto OpenStreetMap (OSM) durante palestra com os colaboradores Djavan Fagundes e Wille Marcel. OSM é um projeto que visa desenvolver e disponibilizar mapas sob licenças livres, permitindo que qualquer pessoa colabore criando e melhorando os mapas de onde vive para ser disponibilizada na rede.

 

Por se tratar de um projeto livre, ele depende da colaboração de usuários para cadastrar desde os nomes das ruas, prédios, praças, igrejas, pontos turísticos, bares, restaurantes, até ciclovias e cachoeiras. Neste sentido, os palestrantes convidaram os participantes da Latinoware a serem colaboradores ativos do projeto.

 

“Você pode começar cadastrando o nome das ruas do seu bairro e ir, ao poucos, incluindo informações adicionais. Para auxiliar nesse processo, você pode utilizar um GPS ou, até mesmo, um bloco de anotações”, explicou Wille Marcel.

 

A colaboração dos usuários é tão importante que pode auxiliar, até mesmo, em momentos impensáveis, como foi o caso do terremoto que atingiu o Haiti, em janeiro de 2010. “Com a ajuda dos usuários, o OSM foi utilizado pelas equipes de resgate no Haiti, após o terremoto que arrasou o país. Em apenas 25 horas o mapa do Haiti estava transformado, repleto de informações, inclusive com palavras chaves e informações destinadas às equipes de resgate, destacando os locais mais atingidos e com necessidade prioritária de atendimento”, destacou Djavan Fagundes, lembrando que possivelmente o Google não disponibilizaria uma equipe exclusiva só para atualizar um mapa.

 

Os palestrantes sugeriram, também, que os interessados comecem a colaboração junto ao OSM escolhendo um tema de interesse. Wille atualmente desenvolve um projeto de mapeamento da região do Recôncavo da Bahia. Já Djavan participa, dentre outros projetos, do cadastramento de cachoeiras e bares na capital mineira, Belo Horizonte.

 

Para saber mais, acesse www.openstreetmap.org.

Apoio

  

             

VIII Conferência Latinoamericana de Software Livre | Latinoware 2011

gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.