spacer

Arquitetura de Hardware Orientada à Objeto

Estou cursando a disciplina de Arquitetura de Computadores no Mestrado. O Professor Alisson Brito pediu para fosse pesquisado um tema relativo ao programa de cada unidade da disciplina. Após esta pesquisa, cada aluno deve criar uma resenha sobre tal assunto. Nesse contexto, fui dar uma pesquisada na ACM Digital Library sobre algo ligado à Novas Arquiteturas de Computador, e acabei encontrando um artigo cujo o título é: Object-oriented Architectures for New Generation Of Applications. Apesar de um pouco antigo, escrito em 1995, achei a abordagem interessante e é sobre este artigo a minha primeira resenha =D .

O ponto central do artigo é propor uma arquitetura para computadores baseada no paradigma da orientação à objeto, sendo esta arquitetura voltada para novas aplicações. Na parte introdutória do trabalho Ramesh deixa claro que o modelo criado por Von-Neumann não possui nenhuma melhoria desde a sua concepção, além de nesta arquitetura existir o que ele chama de semantic-gap entre a aplicação e a implementação. O autor ainda deixa claro que quanto maior esse semantic-gap, maior será a complexidade e os custos de desenvolvimento e tempo da aplicação.

O trabalho mostra que grande parte dos conceitos da orientação à objetos, como por exemplo, abstração, encapsulamento, herança, polimorfismo, extensibilidade, modularidade e checagem podem ser utilizadas na arquitetura proposta.

Na Arquitetura de Computador Orientada à Objeto (OOCA  object-oriented computer architecture), o hardware deve ser capaz de suportar todas as características da programação orientada à objetos, como descrito acima. O trabalho mostra que com o OOCA o semantic-gap é diminuído consideravelmente, visto que com a abstração da orientação à objetos tudo viro um objeto, ou seja, o processador e a memória viram objetos no modelo.A interfaces entre os objetos permitem a comunicação através de OOAPIs(Object-oriented Application Programming Interface).

Abaixo temos a ilustração da arquitetura:

 

spacer

As conclusões do trabalho deixam claro que a implementação desta nova arquitetura é inviável, apesar de existir inúmeras vantagens em relação ao modelo de Neumman. O autor fala que é necessário uma mudança radical de arquitetura para suportar as aplicações do futuro. Outro ponto interessante citado é a possibilidade de criação de arquiteturas, designs e tecnologias híbridas de processador de memória.

gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.