quarta 16 Mai 2012

Assine o feed RSS Receba em seu e-mail

Sobre Ceticismo Aberto

CeticismoAberto é um empreendimento educacional que tem entre seus objetivos:

  1. Educar o público sobre os princípios e a necessidade do ceticismo e do pensamento crítico em nossa sociedade.
  2. Investigar alegações pseudocientíficas e do paranormal em geral, com uma ênfase naquelas localizadas em território nacional.
  3. Promover a educação, especialmente nas áreas de ciência e habilidades de avaliação crítica.
  4. Reunir e disseminar informação de interesse a céticos.
  5. Fornecer um fórum para que céticos publiquem suas idéias e contribuam para o diálogo em tópicos relacionados ao pensamento crítico.

Enfatizamos que o ceticismo se traduz na dúvida inquiridora, motivando análises e investigações rigorosas em busca de um maior e melhor esclarecimento. A investigação cética, assim, não ameaça a verdade real. Se uma alegação é válida, mesmo o mais ardoroso dos questionamentos produzirá no máximo uma confirmação adicional de sua validade. Se ela está errada, ganhamos uma oportunidade de descobrir a resposta correta.

O nome “CeticismoAberto” pretende deixar claro que o ceticismo defende a dúvida inquiridora, não a certeza dogmática, estando aberto a novas idéias e possibilidades, mas exigindo sempre provas rigorosas para a aceitação de qualquer alegação.

Meios

Além deste sítio online principal, CeticismoAberto mantém sítios afiliados como o Álbum de Fotos analisadas e o Fórum de Discussão, espaço para livre debate entre céticos onde discutiremos e divulgaremos os passos tomados rumos à formalização bem como os projetos futuros da ONG CeticismoAberto.

Entre as iniciativas já em ação está o projeto HAAAN, efetivo desde junho de 2006, que hospeda gratuitamente na rede diversos sítios em várias línguas promovendo a ciência e o pensamento crítico. Os sítios abrigados incluem o arquivo do boletim britânico Magonia, uma das mais influentes publicações críticas na análise da chamada “ufologia”; MarcianitosVerdes, administrado pelo pesquisador mexicano Luis Ruiz Noguez, com mais de 4.300 páginas de referência sobre o insólito e ForgetoMori, que divulga em inglês pesquisas e comentários originais do sítio CeticismoAberto, com mais de dois milhões de acessos e 1.800 assinantes.

Em conjunto, o projeto HAAAN oferece mais de um milhão de páginas eletrônicas mensalmente a visitantes de todo o planeta, sem nenhum custo. Isoladamente, e ao longo de oito anos, o sítio principal CeticismoAberto já serviu mais de 48 milhões de páginas a quase 9 milhões de visitantes únicos, em números auferidos pelo serviço independente SiteMeter e verificados pelo Google.

Há muito mais que podemos e devemos fazer, e para tal, a formalização como associação educacional civil sem fins lucrativos é essencial. Registre-se e participe do fórum de discussão para colaborar com este trabalho.

Quem somos

CeticismoAberto foi criado e é mantido por Kentaro Mori. Colaboraram para manter este sítio online: Alexandre Taschetto de Castro, Fabricio Fleck, Fátima Regina Machado, Francisco Stefano Wechsler, Organização de Pesquisas Ufológicas (OPUs), Sergio Navega, Wellington Zangari e Widson Porto Reis, entre muitos outros, que auxiliaram seja financeiramente ou com o trabalho necessário em CeticismoAberto. A eles somam-se as dezenas de autores dos artigos publicados.

Como ONG, CeticismoAberto terá diretorias, conselho fiscal e consultores científicos, jurídicos e afins. Seus nomes serão devidamente anunciados no fórum e esta página, bem como todos os sítios da rede CeticismoAberto serão atualizados quando a formalização estiver completa. Só então CeticismoAberto deixará de lado o rótulo “Beta”, que indica a natureza de transição desta nova fase com novos objetivos, e a associação oficial de membros terá início.

Mais uma vez, neste processo de reformulação e criação de uma nova organização, convidamos os interessados em participar e colaborar a participar do fórum de discussão. Depois do registro uma seção reservada a membros registrados para discussão da ONG estará acessível.

Contato

Você pode entrar em contato direto utilizando o formulário abaixo ou através do endereço de email [email protected]

Script desenvolvido por Dagon Design
spacer
spacer
spacer

abduções alienígenas alienígenas arte astronomia biologia brasil carl sagan Ceticismo ceticismoaberto Ciência criptozoologia círculos ingleses deus deuses astronautas discos voadores enganos espaço espiritualismo eua evolução extraterrestres fantasmas fotografias fraudes história HPS Humor inglaterra lendas mistério nasa nave ovni ovnis Paranormal pareidolia personalidades pesquisa religião são paulo teorias de conspiração terra Ufologia ufólogos vídeos

WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck and Luke Morton requires Flash Player 9 or better.

© 2011-2011 Ceticismo Aberto

Todos os direitos reservados

gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.