spacer

Reciclagem do Lixo
Importncia da reciclagem do lixo, reciclagem de papel, vidro, alumnio, plstico, preservao do meio ambiente, lixo orgnico

spacer Smbolo da reciclagem

 

Introduo 

O termo reciclar significa transformar objetos materiais usados (ou lixo material) em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelas pessoas comuns e governantes, a partir do momento em que observou-se os benefcios que a reciclagem apresenta para o nosso planeta.

Importncia e benefcios da reciclagem 

Desde a dcada de 1980, a produo de embalagens e produtos descartveis cresceu significativamente, assim como a produo de lixo, principalmente nos pases industrializados. Muitos governos e ONGs (Organizaes No Governamentais) esto cobrando das indstrias atitudes responsveis. Neste sentido, o desenvolvimento econmico deve estar aliado preservao do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumnio, plstico e papel, j so corriqueiras em vrias cidades do mundo.

No processo de reciclagem, que alm de preservar o meio ambiente tambm gera renda, os materiais mais reciclados so o vidro, o alumnio, o papel e o plstico. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluio da gua, do ar e do solo. Muitas empresas esto reciclando materiais como uma maneira de diminuir os custos de produo de seus produtos. 

Outro importante benefcio gerado pela reciclagem a quantidade de novos empregos que ela tem gerado nos grandes centros urbanos. Muitas pessoas sem emprego formal (com carteira registrada) esto buscando trabalho neste ramo e conseguindo renda para manterem suas famlias. Cooperativas de catadores de papel e alumnio, por exemplo, j so comuns nas grandes cidades do Brasil.

Diversos materiais como, por exemplo, o alumnio pode ser reciclado com um ndice de reaproveitamento de aproximadamente 100%. Derretido, ele volta para as linhas de produo das indstrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

Vrias campanhas de educao ambiental tm despertado a ateno para o problema do lixo nos grandes centros urbanos. Cada vez mais, os centros urbanos, com altos ndices de crescimento da populao, tem encontrado dificuldades em obter locais para instalarem depsitos de lixo (aterros). Logo, a reciclagem mostra-se como uma soluo vivel do ponto de vista econmico, alm de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos so orientados pelos educadores a separarem o lixo em suas casas. Outro fato interessante que j muito comum nos grandes condomnios residenciais a reciclagem do lixo.

Em regies de zona rural a reciclagem tambm est acontecendo. O lixo orgnico (sobras de vegetais, frutas, gros e legumes) utilizado na produo de adubo orgnico para ser usado na agricultura.

Como podemos verificar, se o ser humano souber utilizar os recursos que a natureza oferece, poderemos ter, muito em breve, um ambiente mais limpo desenvolvido de forma sustentvel.

Curiosidade: Voc sabia que muitos produtos levam muitos anos para serem absorvidos pelo meio-ambiente? Veja abaixo uma relao das substncias e o tempo que elas levam para serem absorvidas no solo.

Papel comum: de 2 a 4 semanas 
Cascas de bananas: 2 anos 
Latas: 10 anos 
Vidros: 4.000 anos 
Tecidos: de 100 a 400 anos 
Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos 
Couro: 30 anos 
Embalagens de plstico: de 30 a 40 anos 
Cordas de nilon: de 30 a 40 anos 
Chicletes: 5 anos 
Latas de alumnio: de 80 a 100 anos

 

 

__________________________________

Veja tambm:

spacer Atitudes ecologicamente corretas

 

Acessar Ecologia

Botnica | Citologia | Doenas | Anatomia | Gentica | Microbiologia | Sade | Zoologia

 

Copyright 2006 - 2010 Toda Biologia.Todos os direitos reservados. Este texto no pode ser reproduzido
sem autorizao de seu autor. S permitida a reproduo para fins de trabalhos escolares.

gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.