spacer

Reciclagem 
Reciclagem de lixo, plstico, reciclagem de alumnio, reciclagem de papel, 
respeito ao meio-ambiente, coleta seletiva de lixo, reciclagem de plstico

spacer  
Smbolo Internacional da reciclagem

 

Introduo 

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefcios que este procedimento trs para o planeta Terra.

Importncia e vantangens da reciclagem 

A partir da dcada de 1980, a produo de embalagens e produtos descartveis  aumentou significativamente, assim como a produo de lixo, principalmente nos pases desenvolvidos. Muitos governos e ONGs esto cobrando de empresas posturas responsveis: o crescimento econmico deve estar aliado preservao do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumnio e papel, j so comuns em vrias partes do mundo.

No processo de reciclagem, que alm de preservar o meio ambiente tambm gera riquezas, os materiais mais reciclados so o vidro, o alumnio, o papel e o plstico. Esta reciclagem contribui para a diminuio significativa da poluio do solo, da gua e do ar. Muitas indstrias esto reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produo.

Um outro benefcio da reciclagem a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados esto buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famlias. Cooperativas de catadores de papel e alumnio j so uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

spacer  Sacolas feitas com papel reciclvel

Muitos materiais como, por exemplo, o alumnio pode ser reciclado com um nvel de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produo das indstrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.

Muitas campanhas educativas tm despertado a ateno para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depsitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma soluo vivel economicamente, alm de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos so orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residncias. Outro dado interessante que j comum nos grandes condomnios a reciclagem do lixo.

spacer  Smbolos da reciclagem por material

Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem tambm acontece. O lixo orgnico utilizado na fabricao de adubo orgnico para ser utilizado na agricultura.

Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o to sonhado desenvolvimento sustentvel do planeta.

Exemplos de Produtos Reciclveis

- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijo, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelo, embalagens de papel.

- Metal: latas de alumnio, latas de ao, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumnio.

- Plstico: potes de plstico, garrafas PET, sacos plticos, embalagens e sacolas de supermercado.

 

 

 

___________________________________________

Veja tambm:

spacer Reciclagem de Papel

spacer Reciclagem de plstico

spacer Reciclagem de metal

spacer Reciclagem de Vidro

spacer Materiais No Reciclveis

spacer Coleta seletiva

spacer Meio Ambiente

spacer Resduos Slidos

spacer Sustentabilidade

spacer Compostagem

spacer Livros sobre Reciclagem

spacer Lixo brasileiro

____________________________________________

 

 

 

Acessar Meio Ambiente

Pgina Inicial | Pesquisar Contedo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

Copyright 2004 - 2011 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto no pode ser reproduzido
sem autorizao de seu autor. S permitida a reproduo para fins de trabalhos escolares.

gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.