E VAMOS VIVENDO DE FRAUDES…

Posted by: Blog da Segurança Pública on quarta-feira, março 7th, 2012

A grande e maravilhosa pesquisa de opinião, na qual as associações baseiam o tal projeto da NOVA POLÍCIA, e que segundo as associações é uma “pesquisa de opinião que investigasse, de forma ampla, a visão de seu cliente – a população.” não passa de uma fraude.

Isso mesmo, nobres leitores. Essa pesquisa é uma grande e patética FRAUDE, mentira, palhaçada, pantomima, enfim….

Explico o porque: em 1998 a PM contratou a UnB para efetuar tal pesquisa. Ótima e linda intenção. Pela primeira vez a polícia queria ouvir seu “cliente”.

Ocorre que nossos competentes administradores policiais da época não reservaram o dinheiro necessário para custear a pesquisa.

Resultado: definida a metodologia e elaboradas as perguntas pela UnB, a PM não tinha mais dinheiro para pagar os pesquisadores. Aqueles caras que vão de casa em casa fazendo as perguntas aos entrevistados. Ou seja, a pesquisa não sairia do papel.

Daí, o inteligentíssimo comandante da Academia da PM, sabendo que os cadetes estariam de folga no fim de semana subsequente, resolveu oferecer à UnB os seus mimos, os cadetes, para que eles aplicassem os questionários.

Falava da cienificidade do mundo moderno e da importância da pesquisa para o futuro da Corporação e mais um monte de baboseiras que entravam por um ouvido e saíam pelo outro nas formaturas-gerais de sexta-feira.

Obviamente os cadetes, cujas horas de folga eram coisa rara, ficaram indignados com a determinação de irem aos mais longínquos rincões do DF para aplicar a pesquisa.

Fomos então submetidos a uma reunião de mais ou menos 1 hora e meia, onde o respresentante da UnB nos transformou de cadetes em entrevistadores.

Cada um tinha que aplicar o questionário a dez pessoas em um único fim de semana. Cada questionário, que tinha mais de 100 perguntas, levava de 40 minutos a 1 hora e 20 min para ser aplicado, dependendo do entendimento da pessoa entrevistada.

Os cadetes deveriam ir à paisana, para não revelar ao entrevistado que eram policiais militares, pagando a condução do próprio bolso, inclusive os de outras PMs que faziam CFO em Brasília, que sequer conheciam a cidade.

Imaginem os cadetes com aquele cabelo de reco, cheios de trejeitos militares no andar, no falar e no portar-se, tentando enganar alguém.

Resultado geral, os questionários foram entregues no tempo determinado. Grande orgulho do comandante!
Até hoje, quase dez anos depois da pesquisa, ele ainda escreve e divulga artigos nela baseados.

O que ele não sabe (ou sabe e finge que não) é que pelo menos 70% da pesquisa foi respondida pelos próprios cadetes. Isso mesmo. Como não queriam abdicar de suas precisosas horas de folga junto à família, respondiam em casa mesmo. Uns davam para as namoradas, outros para os pais, outros para os irmãos e amigos.

De fato, pouquíssimos foram in locu aplicar os questionários.

A pesquisa revela muito mais as opiniões dos cadetes da época que as do “cliente”.

E como eu sei de tudo isso? Eu era um dos quase 100 entrevistadores-cadetes e, na segunda feira após esse fatídico fim de semana, as pesquisas de boca de urna realizadas nos alojamentos mostravam que muito menos da metade dos cadetes haviam ido aplicar os questionários pessoalmente.

E assim caminhava a PM, tratando com amadorismo seus servidores e fingindo fazer um trabalho sério. E a pesquisa está aí, até hoje produzindo seus frutos.

Topics: Administração policial, Denúncia, Estatísticas, Polícia e segurança - DF, Roupa suja | No Comments »

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 5

Posted by: Blog da Segurança Pública on sábado, setembro 26th, 2009

A Semana Nacional do Trânsito acabou ontem, mas vamos continuar postando aqui os videos com as melhores campanhas publicitárias sobre trânsito, tentando alertar as autoridades no sentido de que sejam mais incisivos nas campanhas educativas, lembrando-os que é obrigação legal investir nessa área.

Vamos ao filme de hoje. Que riscos você corre quando, ao dirigir, se distrai conversando com pessoas no banco de trás do carro? E quando fala ao celular? E quando recebe ou manda SMS pelo celular enquanto dirige? Good drivers just drive – “Bons motoristas apenas dirigem” é o lema desta simples, porém inteligente campanha inglesa.

Link para o video aqui

Leia também:

Semana Nacional do Trânsito – campanhas que gostaríamos de ver;

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 1;

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 2;

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 3;

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 4.

Topics: Boas práticas, Filmes e outras mídias, Polícia e segurança - Brasil, Políticas públicas, Utilidade pública, Vídeos | 25 Comments »

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 4

Posted by: Blog da Segurança Pública on quinta-feira, setembro 24th, 2009

É, meus amigos, na República Tcheca ninguém quer saber de filminhos bonitinhos e que passam belas mensagens não. As campanhas de trânsito lá pegam pesado e são feitas mesmo é para chocar o espectador. Sem frescura.

A seguir, uma série de 04 excelentes filmes publicitários tchecos, sendo o primeiro, o mais chocante, sobre a importância de se transportar crianças pequenas na respectiva cadeirinha. Eu não tenho mais bebê pequeno e já não deixava meu filho andar sem cinto. Depois de ter visto esse filme então… O segundo filme mostra as consequências de se dirigir de forma agressiva e sem atenção, enquanto o terceiro aborda o uso de drogas ao volante e o quarto alerta para a importância de não se fazerem ultrapassagens proibidas.


Link para o video aqui

Veja também:

Semana Nacional do Trânsito – campanhas que gostaríamos de ver;

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 1;

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 2;

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 3;

Topics: Boas práticas, Filmes e outras mídias, Polícia e segurança - Brasil, Políticas públicas, Utilidade pública, Vídeos | 4 Comments »

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 3

Posted by: Blog da Segurança Pública on quarta-feira, setembro 23rd, 2009

O filme de hoje, elaborado pela Castrol, consegue ilustrar de uma forma bem didática os perigos de se dirigir usando o telefone celular.


Link para o video aqui

Leia também:

Semana Nacional do Trânsito – campanhas que gostaríamos de ver;

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 1;

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 2;

Topics: Boas práticas, Filmes e outras mídias, Polícia e segurança - Brasil, Políticas públicas, Utilidade pública, Vídeos | 26 Comments »

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 2

Posted by: Blog da Segurança Pública on terça-feira, setembro 22nd, 2009

Dando continuidade à publicação de campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver, nossa contribuição à educação no trânsito de hoje mostra um filme dos Carabineros do Chile. Não é propriamente uma campanha para a TV, mas sim a filmagem de uma campanha feita nas ruas, diretamente com os motoristas. A ideia é excelente e as imagens mostram a capacidade de sensibilizar os motoristas com uma atitude bem simples.

Link para o video aqui

Leia também:

Semana Nacional do Trânsito – campanhas que gostaríamos de ver;

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 1;

Topics: Boas práticas, Filmes e outras mídias, Polícia e segurança - Brasil, Políticas públicas, Utilidade pública, Vídeos | 4 Comments »

Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 1

Posted by: Blog da Segurança Pública on segunda-feira, setembro 21st, 2009

Dando início a nossa série de campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver no Brasil, segue um excelente filme alemão, que demonstra, com bom humor, o efeito de 10 tipos de drogas sobre o motorista.

Leia também: Semana Nacional do Trânsito – campanhas que gostaríamos de ver

Topics: Boas práticas, Filmes e outras mídias, Humor policial, Polícia e segurança - Brasil, Políticas públicas, Utilidade pública | 14 Comments »

Semana Nacional do Trânsito – campanhas que gostaríamos de ver

Posted by: Blog da Segurança Pública on segunda-feira, setembro 21st, 2009

Tradicional campanha do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, a Semana Nacional do Trânsito de 2009 tem como tema a Educação no Trânsito. Vai de 18 a 25 de setembro de 2009, mas foi noticiada muito timidamente pela imprensa. Até mesmo no site do Ministério das Cidades, responsável pela campanha, é difícil achar algo sobre o tema. No site do DENATRAN, pouquíssimas informações.

Temática praticamente abandonada no país, a educação no trânsito está no cerne da prevenção a acidentes, ou pelo menos deveria estar, uma vez que os governos do DF e dos municípios demonstram dar muito mais prioridade à arrecadação de multas com os radares eletrônicos, pouco investindo em campanhas educativas e preventivas.

spacer

As novas leis anti-fumo, com diversas proibições e multas a fumantes e estabelecimentos comerciais foram precedidas de fortes campanhas sobre os males do cigarro. Imagens chocantes ilustrando os maços de cigarro, campanhas na TV, financiamento público de tratamentos anti-tabagismo etc. Com tal comportamento conseguiu-se, inclusive, um repúdio geral ao fumante, às vezes até exagerado. Só depois é que vieram as medidas repressivas. Primeiro educa-se, depois reprime-se – assim é que deveriam funcionar as coisas.

Campanha semelhante não ocorreu no que se refere ao trânsito. A opção dos órgãos oficiais foi de, simplesmente, aumentar a repressão, com bafômetros, radares, multas e mais multas. O resultado é bem óbvio: continuam as mortes em números alarmantes nas estradas e vias urbanas do país e a maior parte dos governos já se acostumou com a arrecadação mais gorda e não abre mão dessa fatia de dinheiro, ainda que não o empregue adequadamente.

Aliás, a arrecadação de multas, por comando legal, deveria ser aplicada exclusivamente em atividades que envolvem diretamente a prevenção de acidentes, conforme manda o art. 320 do Código de Trânsito:

Art. 320. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Parágrafo único. O percentual de cinco por cento do valor das multas de trânsito arrecadadas será depositado, mensalmente, na conta de fundo de âmbito nacional destinado à segurança e educação de trânsito.

Alguém duvida de que os governos desviam essas verbas para outra coisa? Pois é, no DF multa de trânsito serve pra muita coisa, menos tapar buraco, melhorar a sinalização, prevenir acidente e fazer campanha educativa, conforme já foi até mesmo noticiado pelo Correio e constatado pelo Tribunal de Contas (fls. 16, deste relatório). Tanto é que até foi criado um Fundo de Trânsito no DF, a fim de secar o ralo por onde sai o dinheiro.

Quem no DF não lembra da campanha pela Paz no Trânsito, que acabou por fazer com que a população de Brasília respeitasse a faixa de pedestres, sem necessidade de semáforos, coisa que é hoje orgulho da cidade. Pois é. Tal campanha foi encabeçada pelo Correio Braziliense, e não pelo DETRAN, com dinheiro público, como deveria ser. Anos depois da campanha, muita gente já se esquece de respeitar a faixa e muitos novos motoristas não foram habituados desde cedo a respeitarem esse e outros direitos.

spacer

Mais caro para nós, contribuintes, que em vez de pagarmos por campanhas publicitárias simples e eficientes, acabamos pagando pelo resgate dos bombeiros, pelas ambulâncias, pelos hospitais e pela reabilitação dos feridos. Além, é claro, do maior preço, as vidas perdidas que, além do inegável custo emocional para as famílias, envergonha o país, sempre recordista em rankings de mortes, com números de baixas superiores à diversas guerras.

Aproveitando, pois, o mote da Semana Nacional de Trânsito de 2009, que enfatiza a importância da Educação no Trânsito, trarei, ao longo dos próximos dias, algumas CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS SOBRE TRÂNSITO QUE GOSTARÍAMOS DE VER. São filmes simples, às vezes chocantes, mas que nos fazem pensar nas consequências de nossos atos no trânsito, muito mais que as pesadas e muitas vezes injustas multas.

Com imagens daqui e daqui.

Topics: Boas práticas, Filmes e outras mídias, Polícia e segurança - Brasil, Políticas públicas, Utilidade pública, Vídeos | 8 Comments »

Blogosfera Policial no Correio Braziliense

Posted by: Blog da Segurança Pública on sábado, julho 4th, 2009

É, eu sei que não é muito bonito da minha parte ficar copiando matérias de jornais e colando aqui no blog. Só que, nesse caso, é por uma boa causa, por tratar-se de matéria sobre a blogosfera policial em um veículo importante, como o Correio Braziliense, e que está disponível na internet apenas para assinantes, limitando sobremaneira o acesso pelos colegas do país inteiro.

A matéria ficou boa, mas senti falta da menção a dois dos melhores e mais antigos blogs policiais: o Diário de um PM e o Caso de Polícia, que menciono aqui como pioneiros dessa labuta inglória. Ficou de fora também o Capitão Mano que, apesar de ser um blog relativamente novo, merecia especial menção pela verdadeira revolução que liderou na PM de Sergipe, sendo peça chave na conquista do substantivo aumento salarial recentemente anunciado.

Segue, pois, a matéria publicada na seção Brasil, do Correio Braziliense de hoje (04JUL09):

SEGURANÇA PÚBLICA

Na mira do blog do Steve
Páginas de policiais na internet que, muitas vezes, criticam a ação da própria corporação fazem sucesso na rede, mas rendem dor de cabeça a quem as escreve. Punições vão da suspensão do diário virtual à prisão do blogueiro

  • Renata Mariz

    Abordagempolicial.com/Reprodução da Internet – 3/7/09
    spacer

    Wanderbymedeiros.blogspot.com/Reprodução da Internet – 3/7/09
    spacer

    Pmutopia.blogspot.com/Reprodução da Internet – 3/7/09
    spacer
    Algumas das páginas na internet que são atualizadas diariamente por policiais: pesquisa da Unesco mostra que maioria dos blogueiros está no Rio, mas a prática de escrever sobre a corporação é normal em todo o país

    “Cidadão fluminense, militar de polícia, criminoso militar em série confesso” e outros termos como “insuficiência moral” e “mérito insuficiente” aparecem na aprese

  • gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.