PHILOSOPHIA
spacer
   
Iatreion   |   Didascalica   |   Portal Graecia Antiqua   |   Wilson A. Ribeiro Jr.
www.greciantiga.org
Revista eletrnica  |  Mitologia  |  Literatura  |  Arte  |  Histria  |  Outros temas  |  Principiantes
  
spacer spacer spacer spacer spacer spacer spacer
 Plato
spacer  
spacer
Plato
-428/-347

O mais importante de todos os discpulos de Scrates foi Plato (gr. Πλάτων), que exerceu enorme influncia na filosofia, na religio, na educao, na literatura e at mesmo na lngua grega. O filsofo Alfred Whitehead (1929) afirmou, com evidente exagero, que a histria da Filosofia "no passa de uma sucesso de notas de rodap da obra de Plato".

Biografia

Plato nasceu em Atenas, por volta de -428, e era membro de uma aristocrtica e ilustre famlia. Descendia dos antigos reis de Atenas, de Slon e era tambm sobrinho de Crtias (-460/-403) e Crmides, dois dos "Trinta Tiranos" que governaram Atenas em -404. Lutou na Guerra do Peloponeso entre -409 e -404, e a admirao por Scrates, que conheceu em algum momento desse perodo, foi decisiva em sua vida.

Saiu de Atenas em -399, aps a execuo de Scrates, e passou os 12 anos seguintes viajando. Por volta de -387 visitou a Magna Grcia, e em Taras (Tarento) conheceu o poltico e matemtico Arquitas (c. -400). Em Siracusa, tornou-se amigo de Don (-408/-354), jovem parente de Dionsio I, o tirano que governou a cidade de -405 a -367. Em razo de atritos com o tirano, foi expulso e vendido como escravo em Egina, ento inimiga dos atenienses.

Resgatado por um amigo, retornou a Atenas e fundou por volta de -385 a Academia[1], prottipo de todos os colgios e universidades atuais. A escola era dotada de alojamentos, refeitrio e salas de leitura, onde Plato e seus alunos passavam o tempo estudando e discutindo matemtica, astronomia, msica e, claro, filosofia. Sua inteno era formar homens de princpios elevados, preparados para exercer funes polticas de destaque em suas comunidades.

Em -365 e em -361 esteve novamente em Siracusa, a pedido do amigo Don, numa tentativa intil de transformar o jovem Dionsio II (-367/-342), filho e sucessor de Dionsio I, no "rei-filsofo" que idealizara. Desiludido com a dificuldade de colocar em prtica suas idias filosficas, Plato no mais saiu de Atenas. Dedicou-se somente Academia e aos seus escritos at -347, quando morreu.

Obras sobreviventes

Todos os 43 dilogos e treze cartas atribudos a Plato pelos antigos, mas no necessariamente escritas por eles, chegaram at ns. Dentre eles, somente 27 dilogos e as cartas VI, VII e VIII so considerados autnticos; muitos eruditos, porm, acreditam que todas as cartas criadas posteriormente, para dar um arcabouo histrico aos dilogos.

Alguns epigramas atribudos a ele tambm sobreviveram, mas a crtica moderna no os considera de sua autoria (veja aqui um exeplo).

A forma do "dilogo platnico" (tambm chamado, s vezes, de "dilogo socrtico") , do ponto de vista literrio e filosfico, uma discusso filosfica com estrutura dramtica. Esse formato recebeu fortes influncias do mimo siciliano mas, com Plato, o dilogo adquiriu o status de gnero literrio independente. Devido pureza e correo da linguagem, a prosa de Plato tambm considerada um dos paradigmas do dialeto tico.

Na impossibilidade de datar individualmente cada um dos dilogos, costume agrup-los em relao data das viagens de Plato Siclia. A anlise do estilo e do contedo permite, tambm, orden-los de forma mais ou menos cronolgica (Young):

  • 1 Grupo (-399/-387)
    Apologia de Scrates, Crmides, Crton, Eutidemo, Eutfron, Grgias*, Hpias Maior, on Laques, Hpias Menor, Lsis, Menexeno, Mnon e Protgoras;
  • 2 Grupo (-387/-367)
    Crtilo, Parmnides, Fdon, Fedro , O Banquete, A Repblica e Teeteto;
  • 3 Grupo (-360/-347)
    Crtias, Leis Filebo, O Sofista, O Poltico e Timeu*.

Alguns eruditos colocariam os dilogos marcados com um (*) no 2 Grupo.

Nos dilogos do 1 Grupo, ditos "socrticos" ou da juventude, Plato transmite as idias e os mtodos do Scrates histrico; nos dilogos do 3 Grupo ou da velhice, apresenta suas prprias idias, em geral independentes das de Scrates. Scrates, no entanto, continua como personagem dos dilogos, por uma questo de fidelidade ao estilo literrio. Os dilogos do 2 Grupo, ou da maturidade, so intermedirios e apresentam algumas idias de Scrates, mescladas aos primeiros pensamentos independentes de Plato.

O pensamento platnico

Alm de Scrates, Plato teve outras influncias, como por exemplo os pitagricos, Herclito e Parmnides. Sua filosofia contm, basicamente, dois elementos: o metafsico e o moral.

A famosa "teoria das formas" — com frequncia erradamente traduzida por teoria das idias — a mais importante contribuio platnica filosofia. Segundo Plato, o mundo sensvel (o que se apreende pelos sentidos), variado e mutvel, apenas um aspecto do mundo real, constitudo por formas puras, fixas e imutveis que s podem ser conhecidas intelectualmente, atravs da razo pura.

Plato, como os pitagricos, acreditava que a alma j existia antes do corpo, continuava a existir aps a morte e posteriormente entrava em novo corpo prestes a nascer. Em estado puro, era a alma capaz de contemplar sem obstculos o Mundo das Formas; ao adentrar um novo corpo, porm, ocorria um choque e produzia-se o esquecimento. Mas, traos dessa contemplao permaneciam no esprito e podiam ser eventualmente reativados. Para conhecer, portanto, era preciso relembrar.

A forma suprema a do Bem, capaz de tornar compreensveis todas as demais. O verdadeiro conhecimento o conhecimento do Bem. O filsofo, de todos o mais apto a adquirir esse conhecimento, consequentemente o mais apto a governar a plis ideal.

gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.