• Log in
  • Subscribe RSS Feed

Log4Dev

 

Sobre o blog

Quando comecei minha vida profissional, há alguns anos atrás, percebi que passava boa parte do meu tempo pesquisando soluções para pequenos ou grandes problemas relacionados a ambiente de desenvolvimento, aplicações web, sistemas operacionais, linguagens de programação, bibliotecas e outros. Participando de listas e fóruns de discussão, rapidamente percebi que muitas das minhas dúvidas eram compartilhadas por outras pessoas, e que as eventuais soluções que eu encontrava ou bolava eram úteis para muita gente.

E assim começou o log4dev: um grande bloco de notas onde eu guardava algumas soluções e dicas que eu descobria depois de muito fuçar na Internet.

Aos longos desses anos, o estilo foi se consolidando e o conteúdo evoluiu. Artigos sobre questões relevantes começaram a aparecer: processos de engenharia de software, tendências em tecnologia, novos paradigmas que mudam a forma de encarar um computador e nossas atividades. Novos autores começaram a contribuir : primeiro Leonardo, depois o Alexandre, Raphael e mais recentemente o Thiago. Todos eles conviveram comigo durante a faculdade e em projetos profissionais.

Miguel Galves

Sobre os autores

Miguel Galves

Olá, sou idealizador e editor deste blog. Sou formado em Engenharia de Computação pela UNICAMP. Meu sonho sempre foi trabalhar com computação gráfica e processamento de imagens, mas o destino quis que eu fosse trabalhar com Bioinformática, área na qual recebi o título de Mestre em Ciência da Computação. Ironia do destino, quando comecei a fazer processamento de dados genéticos, o máximo que eu sabia era que existiam genes e alelos.

Se quiser entrar em contato comigo, escreva para miguel em log4dev.com.

Leonardo Garcia

Sou Engenheiro de Computação formado na UNICAMP e atualmente trabalho como Engenheiro de Software do Linux Technlogy Center da IBM desenvolvendo extensões ao Eclipse para facilitar o desenvolvimento de aplicações C/C++ para o processador Cell. Além disso, o espectro dos assuntos que me interessam em computação é extremamente amplo e por isso é dificil elencar alguns deles, mas, uma lista provisória que representa meus interesses atuais incluiria arquitetura de computadores, programação para arquiteturas multi-core, criptografia e interfaces gráficas de desenvolvimento.

Alexandre Corrêa Barbosa

Como todos os demais sou Engenheiro de Computação pela UNICAMP (mas sou veterano deles). Em 1999 comecei a trabalhar com Bionformática e Biologia Computacional na universidade, e a partir de 2002 na iniciativa privada. Tendo passado por empresas com diferentes perfis ( Scylla, Alellyx, e agora CTC ), desenvolvi habilidades não somente na área de Bioinformática e Biologia Computacional, mas também em Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Programação, entre outras.

Atualmente, meus principais interesses em computação estão nas áreas de bioinformática e biologia computacional, técnicas ágeis (SCRUM, TDD, etc), PSP, TSP e J2EE.

Raphael Lullis

Eterno curioso e constantemente insatisfeito. Cursei Engenharia de Computação na UNICAMP na esperança que a Universidade pudesse ensinar a projetar sistemas e soluções definitivas para problemas comuns da sociedade. O máximo que consegui foi – além do mérito de andar cercado de muita gente inteligente e competente (já viu o currículo do pessoal aí em cima?) – um diploma e especializações em Arquitetura de Computadores e em Sistemas Distribuídos.

Trabalhei nos últimos anos em empresas voltadas para o mercado de telecomunicações, no desenvolvimento de diversos produtos – desde serviços em telefonia móvel até centrais telefônicas VoIP. Mas a eterna curiosidade e constante insatisfação me jogaram num projeto pessoal, uma empresa própria que ainda está tendo seus primeiros passos, e é desse projeto e dos princípios envolvidos que eu (provavelmente) irei tratar aqui.

Thiago Bartolomei

Como cheguei por ultimo (por enquanto), vou parecer um pouco repetitivo. Também sou formado em Engenharia de Computação pela UNICAMP, na mesma turma do Alexandre, e conheci o Miguel quando jogava no glorioso time de Handball da Computação. Mas desde pequeno eu tinha muita vontade de conhecer outros lugares, então minha vida acabou sendo marcada pela mudança de endereço. Passei um tempo na Alemanha, na Darmstadt University of Technology durante a graduação e na Kiel University of Applied Sciences para o mestrado. Atualmente estou no Generative Software Development Lab da University of Waterloo no Canadá.

Meus interesses atuais são relacionados à Engenharia de Software e Linguagens de Programação com uma pitada de métodos formais e análise estática de programas. Em particular, durante o mestrado eu pesquisei sobre análise de modularidade em software orientado a aspectos e trabalhei um pouco no compilador do CaesarJ. Mais recentemente, no doutorado, eu tenho investigado vários assuntos relacionados a Application Programming Interfaces (APIs): como entender uma API, como verificar que aplicações estão usando APIs corretamente e como especificar e executar migrações de aplicações de uma API à outra.

Switch to our mobile site

 
Powered by Wordpress and MySQL. Theme by Shlomi Noach, openark.org
gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.