Arquivo para a Categoria 'Fotografia'

Yellowstone, Parque em Wyoming…

Publicado por Erínias em 12/11/2012 em Fotografia e Viagem.
Clique para comentar ->0 Comentários
Clique nas fotos para ver mais

…limitando-se com Montana e Idaho; o caminho para Yellowstone já anuncia o esplendor à nossa espera. As montanhas cobertas de pinheiros e árvores vermelho-douradas antecipam as muralhas e canyons espetaculares! Uma curva descortina extensos e esverdeados campos de feno. Os morros aveludados se perdem no horizonte.

spacer A entrada no parque é o belíssimo e azul Lago Yellowstone. Há excelentes hotéis no parque; o mais famoso, Old Faithful Inn, é uma antiga e imponente construção (1903-1904) de madeira, com troncos retorcidos dando-lhe um aspecto original; sua localização é privilegiada: cercado por incríveis e borbulhantes gêisers. Aliás, uma das grandes atrações de Yellowstone são os incontáveis, coloridos, variados e altíssimos jatos de água quente para os céus. Estes gêisers com o fundo em cores brilhantes – turqueza, amarelo, verde, vermelho – são o surpreendente resultados das câmaras de magma subterrâneas.

Yellowstone originou-se de uma erupção vulcânica há 600 mil anos; ninguém acreditava quando os forasteiros contavam sobre estes “rios de fumaça para o céu”… eram considerados delírios ou histórias de pescador… mais tarde, os gêisers eram “coisas do demônio”! São deslumbrantes e, realmente, inacreditáveis estes bolsões que transformam e colorem a superfície!

A estrutura do parque é ótima, além de trilhas e passarelas de acesso a todos os cantos há estradas asfaltadas que percorrem grande parte do parque. Apesar disso, exige-se um bom condicionamento físico para aproveitar das belezas do parque.

Há, ainda, muitos animais selvagens no Yellowstone. Uma experiência muito inteligente é o resgate dos lobos que, na década de 1920, foram dizimados por caçadores do próprio parque. spacer  Atualmente, os lobos que foram reintroduzidos no parque já contam com uma população de quase duas centenas.

spacer No Yellowstone há muitos rios que se transformam em imponentes cachoeiras; a “Lower Falls”, por exemplo, despenca (94m!), ruidosamente, em uma longa e funda garganta de rochas sinuosas e coloridas apertando o rio turquesa lááá embaixo, formando um canyon de aproximadamente 300m de profundidade, este sim, indescritível e nos faz duvidar dos próprios olhos. A beleza do Yellowstone supera tudo nesta terra. A gente se sente transparente, com uma saudável incapacidade diante desta natureza forte, sábia e indomável!

Tags: Foto, USA.

A Torre do Diabo…

Publicado por Erínias em 07/11/2012 em Fotografia e Viagem.
Clique para comentar ->0 Comentários
Clique nas fotos para ver mais

spacer …é a Devil’s Tower em Wyoming, EUA. Ao longe avista-se um gigante solitário escurecido pelas sombras… aos poucos vai-se delineando uma formação rochosa imensa (386m), esverdeada… mais perto aquela torre sobre um monte de pedras enormes, já dourada, tem as dobras de saia plissada (alguém ainda se lembra disto?).

Discute-se, ainda, a origem da Devil’s Tower; o material de rochas ígneas, tem 40 milhões de anos, especula-se que seja de origem vulcânica.

Para preservá-la a área foi transformada em um parque bem estruturado, o primeiro monumento nacional dos Estados Unidos (1906). Uma trilha contorna a torre, podendo-se chegar bem perto e curtir cada faceta diferente. Bando de pequenos pássaros prateados volteiam sobre o topo e, no silêncio da tarde, é um momento mágico para se levar dentro da gente!

spacer Nem em sonho, nem a mais arrojada fantasia se aproxima da imponência e beleza deste lugar sagrado para os índios.

Ainda tivemos a inimaginável surpresa de ver a Devil’s Tower, tal qual um camaleão, se colorir de intenso vermelho ao por do sol… deixando-nos suspensos por um fio numa borda invisível…

Tags: Foto, USA.

Denver: Titanic

Publicado por Erínias em 25/10/2012 em Fotografia e Viagem.
Clique para comentar ->0 Comentários
Clique nas fotos para ver mais

No Titanic, certamente aquela passageira bem humorada que emprestou o “smoking” para o mocinho (Leonardo di Caprio) parece ser uma pessoa muito especial, em sintonia com as emoções do outro. E, incrivelmente, Molly Brown foi uma mulher muito avançada para o seu tempo, quebrou muitos padrões convencionais e viveu intensamente.

Molly Brown, muito parecida com a atriz Kathy Bates, foi para Denver ainda jovem e, como todas as donzelas da época, planejava arranjar um bom partido. Como em um filme, apaixonou-se por J.J.Brown, que… era pobre. Porém, mais tarde, J.J. inventou um método de calafetar as perfurações da mina na qual trabalhava, sendo regiamente recompensado com ações e um cargo mais elevado. Assim, Molly completou, merecidamente, seus sonhos de amor e riqueza.

Embora tivesse apenas o curso fundamental, Molly Brown leu muito, aprendeu línguas, tinha uma biblioteca variada e foi até, duas vezes, candidata ao senado federal.

spacer A casa em que ela morou é hoje um museu, onde se pode viver por alguns momentos o ambiente requintado, alegre e ousado para a época. Molly Brown exigiu, ao adquirir a casa, os últimos avanços tecnológicos: eletricidade, telefone, banho e vaso sanitário com água corrente dentro de casa; um luxo! Havia, também, máquina de lavar. No terceiro piso da casa eram celebradas festas e bailes. As louças e prataria enchem armários e são de muito bom gosto.

Claro que Molly Brown, pelas suas idéias progressistas e comportamento avançado, incomodava as 36 (!) famílias tradicionais da cidade. Contudo, esta mulher admirável seguiu seus impulsos e idéias, realizando um inédito trabalho voluntário com crianças carentes e serviços protetores dos animais; disto surgiram os juizados especializados para crianças e adolescentes, os primeiros dos Estados Unidos. Ainda, batalhou por causas feministas, inclusive pelo voto.

Apesar de viajar muito — a casa é cheia de lembranças de países “remotos”: Egito, Rússia, Índia, Japão — a viagem no Titanic foi puramente fortuita. Estava em Paris com a filha e resolveu voltar com urgência a Nova Iorque, onde o neto estava doente.

Molly Brown teve uma iniciativa excepcional quando, recolhida com os outros sobreviventes, cansada, com fome e frio, ajudou os passageiros de segunda e terceira classe, ilhados num país estranho sem família nem pertences; seus conhecimentos de francês, alemão e russo a fizeram porta-voz dessa massa de imigrantes. Ainda a caminho do porto, angariou donativos entre os passageiros de primeira classe. Uma típica atitude de Molly Brown: imediatamente publicou uma lista de quem NÃO quis participar; spacer surtiu um grande efeito!

Publicou, ainda, artigos em jornais exigindo melhorias na segurança e a ela se deve muitos dos procedimentos atuais, como a existência de coletes salva-vidas e botes suficientes para todos os passageiros.

Aqui, em Denver, a história do “inafundável” Titanic está intimamente ligada a essa ilustre moradora.

Tags: Denver, Foto, USA.

Denver: de Pompéia ao Titanic

Publicado por Erínias em 25/10/2012 em Fotografia e Viagem.
Clique para comentar ->0 Comentários
Clique nas fotos para ver mais

Denver (Colorado) é uma cidade agradabilíssima; parques por todo lado, gramado a perder de vista, ruas largas, muitos museus, livrarias, bibliotecas; os motoristas educadíssimos (é uma maravilha!) apesar da cidade ser do porte de Belo Horizonte.

Ontem voltamos ao ano 79 DC, em 24 de agosto, quando o dia amanheceu claro e brilhante na cidade de Pompéia, perto de Nápoles (Itália). 24 horas depois, milhões de toneladas de cinzas e pedras vulcânicas já haviam sepultado Pompéia e a cidade vizinha de Herculanum, matando cerca de 16 mil pessoas.

No Denver Museum of Nature and Science as réplicas dos artefatos, os mosaicos e objetos originais, os filmes em 3D das casas da cidade de 20 mil habitantes, rica e progressiva, são tão bem feitos que nos faz estar em Pompéia naquele dia, incluindo a devastadora erupção do Vesúvio. Pompéia permaneceu intocada por quase 1700 anos. Vem sendo desenterrada gradualmente, quarteirão por quarteirão, casa por casa; é um dos maiores trabalhos arqueológicos do mundo.

spacer A natureza destrói e conserva: há utensílios domésticos, adornos, jóias e pães (!) perfeitamente conservados pelas cinzas. Muito interessantes são os dados com os quais os romanos gostavam de jogar. Um dos dados foi perfurado e continha um chumbinho para favorecer a jogada máxima… demonstrando que os mais “sabidinhos” existem desde sempre. spacer

Impressionante o trabalho iniciado pelo arqueólogo Giuseppe Fiorelli em 1860, através do qual pode-se ver as pessoas, os animais congelados em seus últimos momentos (inclusive um cão asfixiado pela sua própria corrente). As cinzas úmidas moldaram os corpos que, ao longo do tempo, se desintegraram, deixando uma cavidade que serviu de molde preenchido com gesso pelo arqueólogo. Hoje essas “esculturas” demonstram o terror, o pânico da fuga e, em alguns casos, a aceitação fatalista do fim.

No próximo post: o Titanic!

Tags: Denver, Foto, USA.

As Faces dos Presidentes…

Publicado por Erínias em 22/10/2012 em Fotografia e Viagem.
Clique para comentar ->0 Comentários
Clique nas fotos para ver mais

…esculpidas em granito no Mount Rushmore, Dakota do Sul, EUA, são emoção pura! Resultado de determinação, sonho e delírio de Gutzon Borglum, um talentoso escultor, a idéia de esculpir as faces na montanha encontrou muita resistência. Hoje, um monumento magnífico de engenharia e arte encravado na montanha, é uma mina de divisas: recebe cerca de 3 milhões de pessoas por ano.

spacer Com a face expressiva e o olhar brilhante os presidentes estão vivos: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln. Para se ter uma idéia da dimensão, os olhos tem cerca de 3,3m de largura, o nariz de George Washington mede 6,3m e a boca tem 5,4m de largura. De helicóptero é possível ver todo o parque com suas formações pontiagudas em granito, em meio à floresta de pinheiros.

O heróico escultor morreu antes de terminar a espetacular escultura; o filho, Lincoln Borglum, continuou a obra que foi inaugurada em 1941. Mount Rushmore fica perto de Rapid City, uma agradável cidade com bons hotéis, esculturas na praça e extensos jardins.

A estrutura do parque é perfeita com cinema, anfiteatro, exposição de ferramentas, maquinaria, documentação de todo o processão de construção. Há o estúdio do visionário Borglum com os modelos e moldes originais. Esculpidos em mármore, os nomes de todos os trabalhadores da obra (sem nenhum acidente fatal!). O último deles estava autografando o livro autobiográfico. Magro, cabelos brancos, carinha miudinha, olhos verdes, disse não ter tido a menor idéia da importância e da grandeza daquela obra. Apenas ia martelando onde lhe ordenavam. spacer

spacer A chegada ao monumento é cheia de bandeiras com as faces acima e em frente. O local foi muito bem preparado, com grande e confortável suporte turístico; percorrendo a bela “trilha dos presidentes” é possível chegar bem perto das esculturas. Na base do monte há uma vila, de uma só rua, no estilo “faroeste” com construções antigas de madeira, lojinhas e restaurantes; um deles com o tradicional saloon, lustres enormes, quadros e louças antigas, onde a truta com amêndoas e o molho “gravy” é deliciosa.

A imagem deste ícone já me acompanhava há muito tempo e junto o desejo de vê-lo de perto. É uma fantasia que se tornou verdade.

Tags: Arte, Foto, Mount Rushmore, USA.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Publicado por Erínias em 10/09/2012 em Fotografia e Viagem.
Clique para comentar ->0 Comentários
Clique nas fotos para ver mais

O cerrado é uma caixa de surpresas. O formato da vegetação, as cores das folhas, flores e frutos, os recursos para o máximo aproveitamento do solo e absorção das águas provocam contínuo deslumbramento.

spacer Algumas flores, em caules bem altos e finos, parecem flutuar, as pétalas quase transparentes tem um aspecto mágico; os troncos nodosos, retorcidos, altivos, transmitem força e persistência. Outras hastes eretas, sem nenhuma folha ou ramo, erguem-se duras e na ponta um buquê colorido e gracioso. O tom verde-vivo que brota dos galhos secos é um desafio à imaginação dos pobres moradores das grandes cidades.

Durante o período mais quente do dia um silêncio intrigante nos envolve: não se vê nem se ouve nenhum animal, nenhum pássaro, nenhum inseto. Abrigados, escondidos na sombra das pedras, ocos, ninhos, devem observar a insensatez do bicho humano, o único a enfrentar aquelas horas escaldantes.

spacer O cerrado é belíssimo! Completando-o, a diversidade de cachoeiras, de corredeiras, de poços cristalinos protegidos por imensas e coloridas pedras lustrosas e arredondadas. O prazer só se completa com um mergulho nessas águas frias e límpidas.

Nosso roteiro incluiu os highlights da Chapada; a não ser o tempo muito seco, com a elevação da temperatura nessa semana,  teria sido perfeito.

Ao Parque Nacional dos Veadeiros falta assistência dos órgãos públicos. Os guias fazem milagres, é a enorme boa vontade deles que sustenta o turismo no parque.

De Brasília chega-se a Alto Paraíso e à Vila São Jorge; esta é a antiga sede do garimpo de cristais. A cidadinha de São Jorge parece de brinquedo com pousadas, restaurantes, sebo de livro (quem diria!), lojinhas ao longo de suas ruas sem calçamento. Ainda se mantém deliciosamente pitoresca e acolhedora. A comida boa, o artesanato, a cachacinha, as frutas exóticas e a gentileza da sua gente são os grandes atrativos.

Enriquece uma viagem o encontro com pessoas. Em São Jorge, conversamos com Irineu, um jovem talentoso, improvisador ”jazzístico” conforme ele mesmo se define. Toca à noite em instrumentos improvisados e um prato de bateria fincado num pau, num morrinho na área de camping. A vila é de forasteiros: quem visitou, lá ficou… spacer . A “Mundo Dha Lua” atraiu uma gentil visitante israelense, transformando-a em administradora da bem-cuidada pousada.  Na Fazenda Raizama com palcos de rodas de carro de boi para festivais, ouvimos de longe um inigualável soprano. O rapaz da fazenda nos informou, orgulhoso: “é a voz da Maria Carla”! A lendária Maria Callas ficaria contente com o apelido.

spacer O “Bal Bin Laden” é o fazedor de cajados da vila; com cabelos e barba enormes, oferece os bastões decorados com muito bons “causos”.

A Beaga4You prestou excelentes serviços: os guias excelentes e amigáveis, lanches de trilha fartos e variados, os horários e traslados cumpridos rigorosamente. Clarice, a nossa agente, merece os melhores cumprimentos. Recomendamos!

Tags: Chapada dos Veadeiros, Foto.

Atacama e Salar de Uyuni

Publicado por Erínias em 11/06/2012 em Fotografia e Viagem.
Clique para comentar ->0 Comentários
Clique nas fotos para ver mais

Os desertos são caprichosos e cheios de mistérios. O Saara, na Líbia/Tunísia, o Vale da Morte no Mojave (Califórnia) e, agora, o Atacama são majestosos e impressionantes. Os desertos de sal de Uyuni e o Chott el Djerid (também na Tunísia) nos deixam sem palavras diante daquela imensidão luminosa.

spacer A cidadinha de San Pedro de Atacama, construções do Séc.XVI, conseguiu manter suas construções baixas em adobe e pedras avermelhadas do deserto com as ruas cobertas de areia e cheias de sotaques de todas as partes. A igreja tem um teto de cactus e é coberta com um tipo lustroso de sapé.

spacer Cheia de simbolismo, a bandeira de quadradinhos coloridos representa os povos indígenas do Chile, Peru e Bolívia.

Em San Pedro de Atacama o “tour astronômico do francês” é a atração noturna. Lá estão todas as estrelas escondidas nas cidades grandes. O cara é bem didático, bem-humorado e tem dez telescópios de boa qualidade. No sítio, com luzes na penumbra, as estrelas, favorecidas pela altitude e pelo ar limpo e seco, são escandalosas em luminosidade! Ao final, na sala acolhedora, um chocolate quente deixa o frio lá fora. O ônibus (transporte incluso) deixa cada um no seu hotel, não é um luxo?

spacer A viagem de ida e volta — San Pedro/Uyuni — é uma maratona de aventura em 4×4, entre montanhas coloridas, areias de veludo, lagunas esmeralda, vermelha, cristalizada e gostosas termas a 38°C. Em contínua vigilância, os vulcões em 360 graus com os picos nevados; um deles expelindo fumarola traz excitação e, incrivelmente, relaxamento.

Durante o dia, o sol brilha forte, resfriando à tardinha com o vento constante. No deserto, o esquema é “de cebola”: tira e põe camadas de agasalhos, camisetas, chapéus, luvas, etc. etc..

Os hotéis são bons para os níveis da Bolívia. Estavam enfrentando racionamento de gás. Servem café solúvel (importado do Brasil!) ao invés de fresco/feito na hora, biscoitos/bolachas do tipo água e sal, parece o continental dos americanos. A comida é boa, há sempre a cheirosa e escaldante sopa; os atendentes são atenciosos e amáveis. No Chile, o desayuno já é bem mais farto e variado.

Há quatro “refúgios”, hotéis administrados pelos pueblos indígenas; ficamos no Tayka del Desierto, que já tem aquecimento solar. Contudo, há de se levar em conta as diferenças entre o nosso “paístropical” e a altitude de 4600m. Por exemplo, a recepcionista, quando lhe perguntaram naquela noite de 4°C, se costumavam acender a lareira, respondeu prontamente:

— Acendemos, sim. No frio!!

spacer O hotel de sal é muito interessante, com o piso em sal crocante, esculturas, lareira, tudo salgado! Para brasileiros, para quem a água congela a 15°C (este é o chiste que rola por lá), o pernoite… bem, o pernoite já é outro desafio, vencido com os fartos cobertores, incluindo o de orelha. spacer

Nossa agência escolheu um roteiro criterioso, com os “highlights” da região, brindando-nos, ainda, ao final da tarde com um delicioso Carménère e guloseimas.

Atacama e Uyuni são lugares fortes, a natureza desafiadora, merecendo um olhar cuidadoso, momentos de reflexão e gratificante silêncio.

 

Tags: Bolívia, Chile.

Provérbio Alemão

Publicado por Erínias em 08/06/2012 em Diversos e Fotografia.
Clique para comentar ->0 Comentários
Clique nas fotos para ver mais

spacer O invejoso vê apenas
o canteiro florido,
mas não a enxada.

(atribuído à beneditina Sta. Leoba, Séc. VIII)

Tags: Foto, Provérbio.

Incompletude

Publicado por Erínias em 18/03/2012 em Diversos e Fotografia.
Clique para comentar ->1 Comentário
Clique nas fotos para ver mais

O coração estava pronto e disponível para recuperar as histórias pela metade, remendar os assuntos truncados, dissolver as emoções engolidas e arejar as idéias mofadas. O diálogo dos olhos e de mãos desarmadas transformariam este esperado encontro em uma experiência rica.

A mesa preparada com a cerveja leve e escura na medida do seu paladar; as frutas suculentas e o cheiro do pão traziam até a sala um recreio com brincadeiras de roda e cabra-cega.

Já no ponto, a água tépida do banho para enxaguar-lhe o cheiro lá de fora, o pó das regras oficiais, dissolvendo-lhe a couraça…

Ao som do piano poderíamos compreender que a simples aceitação da acolhida é a única via para amenizar a travessia neste deserto humano.

Uma expectativa alegre iria acompanhar os seus passos saltitantes e o sorriso de chegada à porta destrancada… num átimo, o calor de um abraço de rodopio; aí alcançaríamos o descanso da sombra de uma árvore e o gosto de um gole de água fresca no côncavo da mão…

A tarde se foi, as estrelas chegaram… seu lugar ficou vazio…

Copyright©2012 Maria Brockerhoff
spacer
Tags: Foto, Texto.

Um pulo a Portugal (Última Parte)

Publicado por Erínias em 01/04/2011 em Fotografia e Viagem.
Clique para comentar ->0 Comentários
Clique nas fotos para ver mais

Depois do

gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.