Académicos correspondentes da AGLP


Notícia no PGL

Mais info: www.academiagalega.org


Porque estudar português?


Notícia no PGL

Mais info: Cursos aPorto

"Folga" e "Greve"


Vídeo da Gentalha do Pichel

Mais info: gentalha.agal-gz.org


Um novo guiom para o galego


Um novo guiom para o galego

Mais info: associar.agal-gz.org

AGAL Hoje

spacer

Javier Garcia Torea: "O reintegracionismo é Punk"

Nestes momentos, a minha visão mudou bastante, ao estudar português, eu, um falante nativo que de quatro palavras duas são castelhanismos, também vê que esta é a única forma de criação dum padrão de língua nacional da Galiza”

Sexta, 30 Novembro 2012 00:00

PGL - Javier Garcia Torea é estudante de filologia galega, falante de berço de Esteiro, ex-anti-reintegracionista, não gosta da estratégia utilitarista não sendo que se use para combater utilitarismo e vê no reintegracionismo a única forma de alcançar uma língua nacional.

Comente
 

Crónicas

Crónica do ato de João Todo no Instituto Camões em Vigo

Sexta, 30 Novembro 2012 00:00

Alexandre Banhos - Tal e como foi anunciado no PGL, no dia de ontem o escritor João Tordo esteve no Instituto Camões em Vigo, onde ante um público entregado que enchia por inteiro a sala em que decorria o ato, deleitou os presentes com a sua comunicação. Muitos dos ouvintes eram alunos do professor Filipe Domingues na EOI de Vigo.

Comente

 

Babel

Umha agência para as línguas europeias menorizadas no Friul

Sexta, 30 Novembro 2012 00:00

Nationalia - O facto de no Friul convergirem três grandes culturas da Europa central - a latina, a eslava e a germânica - está a dinamizar vários projetos que tentam reforçar o papel singular que o Friul poderia desempenhar na construçom dumha Europa unida na diversidade.

Comente
   

O Apalpador

Fundaçom Artábria convoca o I Concurso Escolar "Conhecendo o Apalpador"

Quinta, 29 Novembro 2012 09:22

PGL - Da Fundaçom Artábria convocam um concurso para promover o conhecimento da figura do Apalpador entre as crianças galegas. Com esse intuito nasce o I Concurso Escolar "Conhecendo o Apalpador", no qual podem participar crianças de 3 a 12 anos, divididas em duas categorias em funçom da idade, segundo se indica nas bases. Haverá três prémios possíveis, os quais serám entregues a 28 de dezembro no local social da entidade ferrolana.

Comente
 

Info AGAL

O Conselho da AGAL solidariza-se com o presidente da Mesa ante o iminente juízo

Quinta, 29 Novembro 2012 09:39

PGL - O Conselho da Associaçom Galega da Língua (AGAL) solidariza-se com o presidente da Mesa, Carlos Callón, quem será julgado no vindouro 30 de novembro. O motivo, ter criticado em 2008 o uso de toponímia deturpada por parte do juiz decano da Corunha, Antonio Fraga Mandián.

Comente
 

"Folga" e "Greve"


Vídeo da Gentalha do Pichel

Mais info: gentalha.agal-gz.org


Um novo guiom para o galego


Um novo guiom para o galego

Mais info: associar.agal-gz.org

Académicos correspondentes da AGLP


Notícia no PGL

Mais info: www.academiagalega.org


Porque estudar português?


Notícia no PGL

Mais info: Cursos aPorto

 

Espaço Brasil

Manuí: «Desde seu início, o povo soube narrar histórias»

Quarta, 28 Novembro 2012 09:07

José Carlos da Silva - O Espaço Brasil conversou com os integrantes do grupo Manuí, Leandro Pfeifer (32 anos, músico e produtor cultural) e Tatiana Vilela Zalla (34 anos, atriz e produtora cultural), em razão do lançamento de dois importantes discos para a cultura tradicional brasileira: Nhemonguatá e Ecos da Paulistânia.

Comente
 

Através Editora

Reedição do manual 'Do Ñ para o NH', completando 1.500 exemplares impressos

Quarta, 28 Novembro 2012 09:31

PGL - Do Ñ para o NH, manual para transitar do galego-castelhano para o galego-português vem de ser reeditado, completando 1.500 exemplares impressos. A situação e a cifra geram satisfação na ATRAVÉS|EDITORA. O objetivo do dito manual é facilitar à viagem do galego em que estamos sociabilizados (por meio da escola, das instituições...) até o galego mundial, conhecido internacionalmente como português.

Comente
   

Eventos

Escritor português João Tordo visita Galiza

Terça, 27 Novembro 2012 08:44

PGL - O Camões Instituto da Cooperação e da Língua e a organização da X Mostra Portuguesa convidaram o jovem escritor João Tordo para uma sequência de encontros com o público leitor galego entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro. O percurso levará Tordo às cidades de Vigo, Corunha, Santiago de Compostela e Pontevedra.

Comente
 

As Aulas no Cinema

As crianças copiam o que vêm no filme "Buda explodiu de vergonha"

Quarta, 28 Novembro 2012 00:00

José Paz Rodrigues (*) - No Festival Internacional de Donóstia de 2007, a diretora iraniana Hana Makhmalbaf, com tão só 18 anos de idade, com o seu filme “Buda explodiu de vergonha”, surpreendeu agradavelmente todos. No mesmo, os protagonistas são meninos e meninas. Que, como afegãos que são, não conhecem outra realidade que a guerra e todas as maldades que esta provoca entre os seres humanos que a padecem: morte, violência, insolidariedade, pobreza, fome, injustiça e tristura.

Comente
   

Espaço Brasil

Município brasileiro vai criar sala bilíngue para alfabetizar alunos surdos

Terça, 27 Novembro 2012 08:58

José Carlos da Silva -  Em 2013, o município de João Pessoa, capital do estado nordestino da Paraíba, abrirá suas primeira sala  bilíngue “Libras-Português” para atender os alunos de cinco e seis anos de idade que têm deficiência auditiva.

Comente
 

Info AGAL

AGAL colabora com BD Banda numha exposiçom de banda desenhada

Segunda, 26 Novembro 2012 11:43

PGL - A Associaçom Galega da Língua (AGAL) colabora com BD Banda numha exposiçom de banda desenhada que se poderá ver no fim-de-semana em Ponte Vedra na seqüência do Cultur.gal, feira das indústrias culturais. Trata-se de umha aproximaçom inédita às Cantigas de Santa Maria que explora a vinculaçom destas com a banda desenhada.

Comente
   
gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.