• PO.EX'60
  • PO.EX'70-80
  • Misses
  • Artigos
  • Releituras
  • Links
  • Procura
  • Login

Tamanho de letra

A+ | A- | Reset
spacer

Utilizadores em linha

spacer
Home
Resumo do projecto PO.EX'70-80

Teve início em Março de 2010 o projecto PO.EX ́70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com fundos do MCTES e do FEDER/UE (Refª: PTDC/CLE-LLI/098270/2008), tendo prevista uma duração de 36 meses. A Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa é a Instituição proponente do projecto e o Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento da FCHS da UFP é a Unidade de Investigação. A equipa de investigação deste projecto é coordenada por Rui Torres e constituída por investigadores da UFP, alunos de doutoramento e pós-doutoramento da UFP e investigadores convidados.

O projecto PO.EX ́70-80 pretende recolher, classificar e reproduzir, em formatos digitais, a poesia visual e sonora, a videopoesia, o happening e a literatura cibernética dos anos 1970 e 80. Caracterizado pela abertura e o livre acesso de recursos, este projecto contribuirá para a continuação de um trabalho de preservação de uma herança literária em risco de se perder. Partindo de um reconhecimento teórico-crítico da articulação de vários processos de mediação na poesia contemporânea, pretende-se propor uma taxonomia de conceitos que permita organizar, compreender e classificar as relações conceptuais evidentes na produção poética experimentalista. A digitalização e recriação dos vários materiais será enquadrada por um conjunto de textos teóricos que propomos traduzir. A criação de uma plataforma digital para divulgação da literatura experimental permitirá a todos o acesso a revistas, catálogos, textos teóricos e manifestos, livros de autor, páginas pessoais, bibliografias e entrevistas com os poetas. Durante o projecto, será criado na UFP um Laboratório de Escrita Digital, com condições técnicas para o desenvolvimento de residências artísticas de poetas e escritores interessados em plataformas digitais multimédia e hipermédia.

 
Bolsa I&D (2012-13)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projecto de I&D PO.EX'́70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa, com a Refª PTDC/CLE-LLI/098270/2008, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC).

Ler mais...
 
Disclaimer

1. Os direitos dos conteúdos disponibilizados neste site são dos respectivos autores. A todos os poetas que deram autorização, o nosso sincero agradecimento.

2. A estrutura de navegação e as releituras dos poemas  serão sujeitas a uma licença de utilização da Creative Commons. Disponibilizaremos em breve as sources de todo este trabalho.

3. Estamos abertos à recepção de trabalhos teóricos e releituras que se enquadrem no âmbito do projecto. Utilize a secção de Contacto para comunicar connosco.

 
(cc) 2005-2013 Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa
Projecto financiado pela Fundao para a Cincia e a Tecnologia do MCTES e pela Unio Europeia/POCI2010/FEDER
Refs: POCI/ELT/57686/2004 [CETIC|UFP] e PTDC_CLE-LLI_098270_2008 [CECLICO|UFP]
gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.