Articles Comments

Campanha pelo Trabalho Decente » Sobre a Campanha

Sobre a Campanha

March 10th, 2011 | Comments Off

O Brasil sediará a Copa do Mundo de futebol da FIFA no ano de 2014 e, na cidade do Rio de Janeiro, os Jogos Olímpicos de 2016. A realização desses importantes mega-eventos esportivos no país exige a realização de investimentos em obras que impactarão fortemente a economia brasileira. A sociedade brasileira vivenciará um momento inédito na história do país.spacer

A Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira (ICM) trabalha para que as deliberações da OIT em matéria de trabalho sejam ampliadas à ação de empresas multi-nacionais e ao desenvolvimento de megaeventos esportivos, como aqueles promovidos pela FIFA. Isto é especialmente importante já que neste último caso, as práticas exercidas para o desenvolvimento dos eventos muitas vezes vão na contramão da promoção do “progresso económico e social” dos países-sede e de uma “globalização justa”.

A ICM chama a atenção para o fato de que a FIFA adote os princípios mais elementares do Trabalho Decente da OIT. Na Copa de 2014 no Brasil, a FIFA deve tomar medidas concretas para melhorar as condições de trabalho e promover normas laborais fundamentais da OIT. Caso contrário, a FIFA – que já levou um cartão amarelo da ICM – ganhará o vermelho, coforme chamou a atenção o secretário geral da Internacional, Ambet Yuson, durante a Conferência Internacional sobre o trabalho celebrada em junho de 2010 em Genebra. A referência para tal cartao foram as práticas desenvolvidas nos preparativos da Copa de 2010 na África do Sul, onde a ICM também desenvolveu uma campanha.

A ICM propõe que a OIT estude e desenvolva propostas claras de como melhorar a agenda do trabalho decente relacionados especificamente com mega-eventos esportivos como:copa do mundo de futebol, jogos olímpicos, jogos da Commonwealth e outros. Acreditamos que não se pode permitir que a FIFA, ao impor condições restritivas que visam gerar mais lucros, deixe países com enormes dívidas ou baixos retornos sociais.

Comments are closed.

gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.