« Novos recursos e opções em desenvolvimento para o Moodle: acesso offline para alunos
Moodle se inspirando no Twitter para novo formato de cursos EAD »

Qual o valor educacional do Twitter?

O ecossistema de tecnologias e recursos em que a maioria dos cursos EAD está envolvido sofre transformações e ajustes constantemente. Sendo que algumas novas tecnologias que parecem revolucionar a maneira com que as pessoas se relacionam na web, sempre resultam em desafios para professores e designers instrucionais na adaptação de aulas e metodologias, para adaptar os cursos aos novos sistemas. Um dos mais recentes ambientes em que os alunos estão inseridos, muito devido a uma exposição excessiva da mídia é o Twitter. O sistema de microblogs está fazendo muito sucesso hoje, sendo mais um canal de comunicação e relacionamentos entre pessoas.

A pergunta que devemos fazer sobre o Twitter é: qual o valor educacional desse sistema? Se é que ele existe.

Como base para comparação, podemos abordar o uso de blogs para educação que já estão inseridos nesse contexto educacional há um bom tempo. Os blogs são ferramentas poderosas para professores e tutores, e muitas pessoas se questionam se é possível migrar para o Twitter e fazer o mesmo tipo de abordagem com os alunos.

spacer

Como forma de abordar o uso do Twitter e blogs, podemos fazer uma comparação entre os recursos oferecidos por cada um dos sistemas/ambientes. Para facilitar a comparação, vamos usar os seguintes critérios para análise:

  • Texto
  • Uso de imagens
  • Uso de multimídia
  • Consulta ao histórico
  • Organização e classificação
  • Manutenção
  • Interação e diálogo

O primeiro a ser analisado é o blog:

  • Texto: Os blogs não apresentam nenhum tipo de restrição a quantidade de texto usado pelo professores, o que permite usar o sistema para qualquer tipo de descrição ou explicação envolvendo grandes quantidades de texto.
  • Uso de imagens: O uso de imagens e figuras é livre nos blogs, sendo que até nos sistemas gratuitos é possível enviar imagens para o sistema, sem a necessidade de usar artifícios para hospedar os arquivos em outros locais.
  • Uso de multimídia: Aqui também não há restrição de uso, mas o editor do blog precisa ter conhecimentos de html para colar os códigos necessários para mesclar os conteúdos no texto.
  • Consulta ao histórico: Os textos do blog são organizados em ordem cronológica, o que deixa mais fácil de acompanhar os textos.
  • Organização e classificação: A organização dos conteúdos pode ser realizada por categorias, tags ou mesmo em meses específicos.
  • Manutenção: Dependendo de como o blog é hospedado, a manutenção pode ser um desafio para pessoas sem conhecimentos técnicos.
  • Interação e diálogo: Os textos do blog podem permitir que os leitores publiquem comentários sobre o conteúdo apresentado no texto, se transformando em um mini fórum de discussão.

Agora analisando o Twitter:

  • Texto: Qualquer texto publicado no sistema só pode ter 140 caracteres.
  • Uso de imagens: Por padrão, não é possível usar imagens. Apensa links para lugares que hospedam a imagem de maneira externa.
  • Uso de multimídia: Assim como nas imagens, o material multimídia deve ser indicado por links.
  • Consulta ao histórico: Os textos são organizados em ordem cronológica, mas não há classificação específica. Os leitores podem fazer consultas por pesquisa textual.
  • Organização e classificação: Não há maneira simples de classificação como os blogs.
  • Manutenção: Não é necessária nenhuma manutenção, pois a hospedagem é feita nos servidores do próprio Twitter.
  • Interação e diálogo: Aqui existem uma grande diferença para os blogs. Os usuários podem citar outras pessoas nos comentários, como se fosse um diálogo. Também é possível enviar mensagens privadas entre usuários.

A comparação não tem como objetivo dissecar os serviços, mas mostra que para fins educacionais os blogs ainda não podem ser superados pelo Twitter. Os professores tem muito mais liberdade de organizar e publicar conteúdos do que no serviço de microblogs. O Twitter fica mais como uma ferramenta de comunicação rápida, que serve apenas para isso mesmo. Seria algo como comparar o uso de textos mais longos e trabalhados com o SMS do celular. É uma coisa útil, mas apresenta as suas limitações.

E você já fez a sua conta no Twitter? Se já fez, pode seguir o meu Twitter Allan Brito.

This entry was posted on Tuesday, September 15th, 2009 at 11:12 am and is filed under Ensino a Distância, Redes Sociais. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

4 Responses to “Qual o valor educacional do Twitter?”

  1. Radamés on October 2nd, 2009 at 11:15 am

    Muito Bom artigo…

    mas o foco do twitter dentro de sua abordagem, é bem diferente para aquilo que ele é proposto…

    seria interessante o professor Criar o seu conteúdo dentro do seu blog, e depois divulgar para seus alunos no twitter….

    ai fica clara que são funções diferentes…

    com o conceito de divulgação

    tenha uma boa semana

    att, Radamés

  2. Qual o valor educacional do twitter? | Selma Vedor - e-learning on December 2nd, 2009 at 2:16 pm

    [...] Num post do Colaborativo.org é nos apresentada uma comparação muito esquemática e sucinta entre o valor educacional do blog e do microblog (Twitter). Quem ganha no final é o blog, por oferecer aos formadores maior liberdade de organizar e publicar conteúdos. [...]

  3. Sérgio Lima on February 28th, 2010 at 4:27 pm

    OLá Allan,

    Muito interessante a sua abordagem. Eu concordo 100% com ela, e ao contrário do Radamés, no comentário acima, acho o twitter dispensável para avisar os alunos dos textos no blogue. RSS serve muito melhor.

    Eu fiz uma análise parecida com a sua e sou até mais radical. Eu listo 5 motivos para não se usar micro-blogues (twitter, identi.ca etc) em educação você pode conferir aqui: zapt.in/3ec

    abs

  4. DSLR-A900 on November 17th, 2011 at 6:12 am

    Obrigado por fazer a tentativa sincera de falar sobre isso. Eu me sinto muito forte sobre isso e gostaria de ler mais. Se está tudo bem, como você alcançar a sabedoria extensa extra, pode você mente, incluindo artigos extras semelhantes a este com informações adicionais? Será extremamente útil e útil para mim e para meus amigos.

Leave a Reply


gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.