Fish Fight

devolucoes

DEVOLUÇÕES

Cerca de metade do peixe capturado por pescadores no Mar do Norte é desnecessariamente lançada de volta ao mar, morto. E não se trata apenas do Mar do Norte. As devoluções são um problema em toda a Europa.

spacer Existem diversos motivos para as devoluções. Um motivo evitável é o uso da quota de espécie única numa pescaria mista. O regime de quotas destina-se a proteger as populações de peixes, estabelecendo limites de quantos peixes de uma determinada espécie devem ser pescados. No entanto, numa pescaria mista, onde coabitam muitos peixes diferentes, os pescadores não conseguem controlar que espécies capturam. Pescar uma espécie frequentemente significa capturar outra, e se aos pescadores não é permitido desembarcar o que capturam, a única opção é lançá-los ao mar. A grande maioria destes peixes devolvidos morre. Acreditamos que não existe qualquer benefício para a conservação nessa devolução.

Como as devoluções não são monitorizadas, é difícil saber exactamente quanto peixe está a ser deitado fora. A UE estima que, no Mar do Norte, as devoluções estão entre os 40% e os 60% das capturas totais. Muitos destes são bacalhau, arinca, solha e outras espécies alimentares populares de óptima qualidade que estão “acima da quota”. Como aos pescadores não é permitido desembargar qualquer peixe acima da quota, no caso de o capturarem acidentalmente - o que não podem evitar fazer - não existe escolha senão lançá-los ao mar antes de chegarem ao cais.

Muitos outros peixes são deitados fora simplesmente porque se tratam de espécies que estão fora da moda: podemos ajudar a evitar a sua devolução apenas redescobrindo o nosso gosto por eles.

AS SOLUÇÕES

Precisamos de diversificar os nossos hábitos de alimentação de peixe, e precisamos alterar a política para que funcione para o peixe, os pescadores e os consumidores.

A Política Comum das Pescas (PCP), que é o enquadramento político para o regime de quotas, está presentemente a ser reformada para 2012. Os cientistas e grupos ambientalistas sugeriram diversas formas para que a política possa funcionar para a protecção das populações de peixes. Alguns pormenores sobre estas sugestões podem ser encontrados na nossa página de soluções do Reino Unido.

Reformular a Política Comum das Pescas é uma tarefa extremamente complicada, e infelizmente não existe uma solução fácil para terminar com as devoluções. Muitas pessoas concordam que a resposta estará na combinação de diferentes ideias e políticas.

gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.