spacer
spacer spacer spacer spacer spacer spacer
spacer spacer
spacer spacer
spacer
spacer spacer
spacer spacer
spacer
spacer
Home
  
Contact us
  
Feedback
  
Site map
  
Franais    Portugus   
spacer spacer
spacer
spacer spacer
spacer
 SEARCH
Keywords:
Advanced search
 SUBSCRIBE
Your email address:

spacer
 
spacer
 
 COMMUNITIES OF PRACTICE
 
spacer
 
spacer
 
spacer
 
spacer
 
ANSA-Africa is a project of the Economic Governance Programme, IDASA
spacer
 
  Português
Quem Somos
Portugus documentos


A ANSA-frica uma nova rede, criada conjuntamente pelo Banco Mundial e pelo Conselho de Pesquisa de Cincias Humanas (Human Sciences Research Council - HSRC) da frica do Sul, e visa ser lder africano na promoo e advocacia do envolvimento cidado de iniciativas especficas de governao dirigidas procura social. Os objectivos da Rede so os seguintes:

  1. Desenvolver nos pases a colaborao a respeito de aspectos ligados responsabilizao social nas iniciativas de governao dirigidas procura social;
  2. Prestar assistncia tcnica aos diferentes pases, para elevar a qualidade das iniciativas de responsabilidade social, bem como disponibilizar programas de formao sobre ferramentas e tcnicas especficas; e
  3. Partilhar, ao nvel regional e global, as experincias nacionais e lies tiradas em aces ligadas responsabilizao social nas iniciativas de governao dirigidas procura social.
A ANSA-frica ligar a sociedade civil e os grupos comunitrios em todo o continente na sua qualidade de parceiros de implementao de iniciativas concretas. Os parceiros, por seu lado, formaro as suas prprias associaes regionais e locais para executar iniciativas de responsabilidade social e para expandir clulas de conhecimento. Atravs da sua rede, a ANSA-frica trabalhar principalmente de trs formas:

  • Apoiar as iniciativas e programas de responsabilidade social, fornecendo assistncia tcnica e financeira para o desenho, implementao e avaliao de iniciativas com qualidade de responsabilidade social. A colaborao na rede facilita ferramentas eficazes e gera abordagens inovadoras.
  • Promover o desenvolvimento de capacidades por meio de formao e capacitao, disponibilizada regionalmente, que incentive a utilizao e a adaptao de meios para que os cidados possam exigir uma governao responsvel. A ANSA, atravs dos seus parceiros, conceber e disponibilizar programas de formao por toda a frica.
  • Realizar pesquisa e disseminao, de forma a - com criatividade e rigor, ajustar, aperfeioar e desenvolver ferramentas de responsabilidade social, bem como meios electrnicos inovadores que promovam um acesso mais amplo ao conhecimento.
O apoio tcnico fornecido pela rede ter como foco o desenho e a utilizao de tcnicas de responsabilidade social com maior potencial para melhorar a eficincia, transparncia e qualidade dos servios pblicos. Estas tcnicas incluem:
Relatrio de Consultas Comunidade e Grelhas de Pontuao do Servio Pblico; Oramento Participativo, Avaliao Participativa e Colateral da Despesa Pblica, Tcnicas de Comunicao do Cidado com o Sector Pblico; Anlise Independente do Oramento; Monitoria Participativa de Performance, etc. As actividades da rede sero geradas quer por via de uma abordagem guiada pela procura, como atravs de uma oferta e disseminao mais proactivas. O HSRC, no seu papel de parceiro Africano, assumir a gesto e a responsabilidade fiduciria na planificao, implementao e monitoria das actividades do programa da Rede, bem como do financiamento externo mobilizado para apoiar as actividades do programa. Em geral, o HSRC ir:

  • Supervisar o estabelecimento e gesto da Rede;
  • Aproveitar a sua potente rede actual, para dirigir a agenda e os objectivos nucleares da Rede;
  • Fornecer aos pases, a pedido ou por iniciativa prpria, assistncia tcnica a aces de responsabilidade social;
  • Coordenar e monitorar as actividades geradoras de subvenes;
  • Assegurar a monitoria e avaliao das actividades financiadas; e
  • Fornecer oportunidades de formao tcnica de acordo com as necessidades e facilitar a aprendizagem e oportunidades de assistncia tcnica, entre os pases.
spacer
spacer
 NEWSFLASHES spacer
AfDB supports accountability in Tunisia
19 May 2011
AfDB

Tanzania doing poorly in civic education - APRM
19 May 2011
IPPMedia

Bill Gates speech to the World Health Assembly
19 May 2011
World Health Organisation

PM set to woo Africa with new trade deals to counter China's growing clout
19 May 2011
The Economic Times

The trouble with gender economics
19 May 2011
The Guardian

Denmark shines with financial aid policy
19 May 2011
IDN

Inside the alms trade
19 May 2011
The Age

DATA Report 2011: key findings
19 May 2011
ONE

ACP-EU MPs back ongoing democratic power-shifts in Africa and the Middle East
19 May 2011
European Parliament

gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.