Continuum

15/Mar/2012

Programação do III Continuum inclui 27 atividades

Composta por exposições, Mostra de Games, Mostra de mídias móveis, Mostra de games, oficinas e seminários, a programação do Continuum – III Festival de Arte e Tecnologia do Recife reúne 27 atividades gratuitas. Realizado entre os dias 23 deste mês e 1º de abril, o evento será no Paço Alfândega e na Livraria Cultura.

Confira a programação resumida, que pode ser baixada aqui. No menu “Programação” do site, você encontra as sinopses de todas as atividades.

 

 CONTINUUM – III Festival de Arte e Tecnologia do Recife

 PROGRAMAÇÃO

 

EXPOSIÇÕES
23 de março a 1º de abril – 10h às 22h – PAÇO ALFÂNDEGA

Qwerty / por Fernando Rabelo (BA)
Futuro do Pretérito / por Cristiano Figueiró (BA)
Mobile Crash / por Lucas Bambozzi (MG)
Boom Shakalaka / por Lucas Werhtien e Jaston Aston (BR/EUA)
Ainda estão vivos / por Paulo Waisberg (MG)
Projeto Gênesis / por J. Azevedo (PE)
CFA 2.0 / por Autom.ato e Sílvio Meira (PE)
Obsolescência Programada / por Lucas Bambozzi, Jarbas Jácome, Paulo Beto –  1º/04 – 18h (Encerramento da Exposição)

SONORIDADES
24 de março e  1º de abril - PAÇO ALFÂNDEGA

24/03
18h30 - SInCoPA – ESPAÇO DE DIÁLOGO SONORO HOMEM-MÁQUINA / por Cristiano Figueiró (BA)
19h30 – GARGANTA / por Vivian Caccuri (RJ)

1º/04
17h - Dr. Min e os Controladores / por Rodrigo Minelli (MG)
19h - Ligalingha / por FONSECAF e 1mpar (MG)
20h - Ausências  / por Telemuzik (SP)

OFICINAS
De 23 a 29 de março – PAÇO ALFÂNDEGA

PURE.DATA / por Cristiano Figueiró
23 e 24 de março – 14h às 18h


INFLÁVEIS / por Paulo Waisberg e Clarissa Neves
25 de março – das 14h às 18h

TEC-TEC – CRIAÇÕES TECNOLÓGICAS COM TECLADOS DE COMPUTADOR / por Fernando Rabello
26 e 27 de março – 13h às 19h

MÁQUINA E CÓDIGO / por Lucas Wheirthen e Jason Aston
30 de março – das 14h às 18h

WEBRADIO E PODCAST / por Jarmeson de Lima
28 e 29 de março – 14h às 17h

METARECICLAGEM / por J. Azevedo
29 de março – das 14h às 18h

CONTROLADORES DIY / por Henrique Rosco e Fabiano Fonseca
30 e 31 de março – das 14h às 18h

INTRODUÇÃO AO LIVE CINEMA / por Telemuzik (Dudu Tsuda, Marcus Bastos e Karina Montenegro)
31 de março – das 14h às 17h

MOSTRA DE GAMES
23 de março a 01 de abril – 10h às 22h | PAÇO ALFÂNDEGA (mostra permanente durante todos os dias do festival)

 

MOSTRA DE VIDEOS EM  MÍDIAS MÓVEIS(Evento Parceiro:  Circuito Vivo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis)
23 de março a 1º de abril – 10h às 22h –  PAÇO ALFÂNDEGA (Exibição continua no espaço das exposições durante todos os dias do festival)

SEMINÁRIOS
24, 25 e 28 de março – LIVRARIA CULTURA

24/03 – 17h - Obsolescência da informação
25/03 – 17h - Lixo eletrônico pode se transformar em arte?
28/03 – 17h - Obsolescência do capitalismo
28/03 – 19h - Reputação na rede 

 

  • COMENTÁRIOS
    0
  • COMPARTILHE
  • PERMALINK
15/Mar/2012

Mais quatro oficinas do Continuum com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para quatro oficinas gratuitas do Continuum – III Festival de Arte e Tecnologia do Recife. Os interessados devem se inscrever até o dia 20 deste mês. Os selecionados serão contatados por email ou telefone. Veja quais oficinas estão sendo oferecidas agora:

 

INFLÁVEIS
Instrutores: Paulo Waisberg e Clarissa Neves
25 de março – das 14h às 18h
Transformando um espaço existente através da intervenção efêmera de objetos infláveis criados em poucas horas a oficina apresenta técnicas não-convencionais de construção de espaços, a partir de materiais de uso cotidiano. Estes objetos atuam como parasitas no espaço, modificando sua constituição original tanto no exterior do inflável (que conforma novos percursos e possibilidades do lugar construído) quanto em seu interior, que gera um novo ambiente de propriedades absolutamente distintas do existente, e novos usos potenciais.
Pré-requisito: ter mais de 14 anos e levar um ferro de passar e uma tesoura

 

TEC-TEC – CRIAÇÕES TECNOLÓGICAS COM TECLADOS DE COMPUTADOR
Instrutor: Fernando Rabello
26 e 27 de março – 13h às 19h
O objetivo desta oficina é o de criar novas possibilidades de tecnologias interativas a partir de outras tecnologias consideradas como obsoletas, utilizando como base os teclados dos computadores. Os “novos” aparatos eletrônico-digitais surgirão a partir da criação/reutilização de peças antigas consideradas como “lixo”. Indicada para artistas plásticos, de arte e tecnologia e programadores.
Pré-requisito: ter mais de 14 anos

 

CONTROLADORES DIY
Instrutores: Henrique Rosco e Fabiano Fonseca
30 e 31 de março – das 14h às 18h
Construir instrumentos musicais e controladores midi utilizando interfaces customizadas. Através de sensores, botões e faders, os controladores serão ligados a um computador por meio de uma placa que converte o sinal em midi e pode controlar qualquer programa que aceite estes parâmetros. Esses controladores tem baixo custo e a vantagem de serem construídos para necessidades específicas dos artistas.
Pré-requisito: ter mais de 14 anos e levar o próprio computador

spacer

Construir aparelhos customizados é um dos objetivos da oficina Controladores DIY

 

INTRODUÇÃO AO LIVE CINEMA
Instrutores: Telemuzik (Dudu Tsuda, Marcus Bastos e Karina Montenegro)
31 de março – das 14h às 17h
Os participantes do coletivo Telemuzik explicam o processo criativo de seus trabalhos em Live Cinema juntando música, arte sonora, projeções em vídeo, programação visual e edição em tempo real. Com referências em vídeo e áudio, os instrutores vão dar exemplos práticos buscando combinar pop e experimentalismo em suas obras.
Pré-requisito: ter mais de 14 anos

 

Inscreva-se aqui

 

Na semana passada, foram oferecidas outras quatro oficinas, cujo prazo de inscrição encerra-se nesta quinta-feira (15/03). Clique aqui para saber mais.

  • COMENTÁRIOS
    0
  • COMPARTILHE
  • PERMALINK
15/Mar/2012

Continuum discute a obsolescência suas consequências

A confluência entre arte conceitual, arte convencional e novas e velhas tecnologias estarão presentes mais uma vez no Continuum – III Festival de Arte e Tecnologia do Recife. O evento, que tem patrocínio do Programa Petrobras Cultural e do Funcultura, tem como tema deste ano a Obsolescência e será realizado entre os dias 23 de março e 1º de abril deste ano, no Paço Alfândega e na Livraria Cultura. A entrada é gratuita.

Junto com as instalações, mostras de games, experimentos sonoros, debates e oficinas, a terceira edição do Continuum traz em sua programação uma série de filmes da Vivo Arte.mov, uma mostra de vídeos em mídias móveis com trabalhos realizados em diversas partes do país.

spacer

Exposição de Paulo Waisberg faz conexão entre a vida e os equipamentos descartados

Tema
O fluxo de informações não para de crescer e as novidades no mundo da cultura digital surgem a todo instante. Desta forma, é natural conviver com produtos, softwares e fenômenos cada vez mais efêmeros e descartáveis. A obsolescência é um processo natural do consumo tecnológico – ignorado ou pouco discutido -, e por muitas vezes intencional, quando se fala de obsolescência programada como motor de um mercado de consumo que move o planeta.

Por isso mesmo, poderia soar paradoxal um evento dedicado à arte e à tecnologia de vanguarda adotar como tema a Obsolescência. O Continuum em sua programação de eventos quer ressignificar o sentido do que é ou não ultrapassado. Uma vez que a arte convencional ou de vanguarda frequentemente utiliza como suporte materiais descartados por sua condição obsoleta, esta dicotomia entre arte e “velhas” tecnologias precisa ser melhor entendida.

Atividades
Seminários sobre Gambiologia (MetaReciclagem e reutilização de materiais) e Obsolescência da Informação estão na programação do Continuum, que traz ainda instalações artísticas interativas, a exemplo de Eles Estão Vivos (de Paulo Waisberg) e Obsolescência Programada (de Lucas Bambozzi), que se utilizam de equipamentos que dão vida a projeções, loops sonoros e imagens diferentes.

Jogos clássicos de arcade mundialmente conhecidos como Pac-man, Space Invaders e Super Mario Bros farão parte da Mostra de Games do Continuum ao lado de lançamentos e adaptações destes clássicos para plataformas de XBox 360, Wii e PS3. Na parte de performances sonoras, o Continuum vem apresentando obras de Vivian Caccuri (RJ), Cristiano Figueiró (BA) e 1MPAR (MG).

 

Continuum – III Festival de Arte e Tecnologia do Recif
23 de março a 1º de abril de 2012
Paço Alfândega e Livraria Cultura – Recife
Gratuito
www.continuumfestival.com

  • COMENTÁRIOS
    0
  • COMPARTILHE
  • PERMALINK
gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.