Continuum

Você está em: SONORIDADES

24/03 às 18h30 – SInCoPA – ESPAÇO DE DIÁLOGO SONORO HOMEM-MÁQUINA

 por Cristiano Figueiró

 

spacer

A performance SInCoPA se refere a Sistema Interativo de Composição Performance e Análise musical, que é o nome do software desenvolvido por Cristiano Figueiró. Nesta performance, o músico toca guitarra enquanto o sistema cria texturas sonoras baseadas na análise do que o músico acabou de tocar. Aspectos da inteligência musical que encontramos em diálogos musicais entre dois músicos são abstraídos para um programa de computador que analisa e compõe um diálogo com o instrumentista em tempo-real.

Cristiano Figueiró – Músico, compositor, artista multidisciplinar e professor de arte e tecnologia da UFBA, Cristiano Figueiró realiza diversos projetos que se interrelacionam com estas áreas. Trabalha com linguagem de programação Pure Data e levou suas obras musicais e visuais a diversas cidades do país em eventos.

  • COMENTÁRIOS
    0
  • COMPARTILHE
  • PERMALINK

24/03 às 19h30 – GARGANTA

por Vivian Caccuri (RJ)

spacer

A instalação sonora-interativa Garganta conta com diversas pessoas, que dispostas em círculo com microfones de contato no pescoço, podem ouvir a ressonância de seu próprio corpo enquanto fala. Os microfones ficarão posicionados na região onde a voz vibra enquanto cantam, falam ou fazem ruídos. Segundo a própria artista, a interação da obra está no tempo estendido no qual as gargantas soam, pois muitas vezes os participantes são convidados a desacelerarem sua respiração e emitirem longos sons.

Vivian Caccuri – Artista plástica, Vivian Caccuri formou-se em Artes Plásticas pela UNESP e é mestre em Musicologia / Estudos do Som Musical pela Escola Nacional de Música (UFRJ). Ganhou o prêmio Rumos Arte Cibernética em 2008 e já participou de eventos como IV Emoção Artificial no Itaú Cultural, Performance Presente Futuro na Oi Futuro, Elektra_lab em Montreal, Bowerbird A/V na Filadélfia, Confluências no Centro de Arte Hélio Oiticica e I Salão Aberto Paralelo à XXVI Bienal de São Paulo.

Site oficial

 

  • COMENTÁRIOS
    0
  • COMPARTILHE
  • PERMALINK

1º/04 às 17h – Dr. MIN E OS CONTROLADORES

por Rodrigo Minelli

spacer

Dr. Min envereda pela produção de música feita com módulos de sintetizadores. Os sons são gerados em várias camadas sequenciadas, moduladas e mixadas ao vivo com equipamentos predominantemente analógicos. Dr. Min produz uma massa sonora compacta, onde ruídos incomuns e aparentemente não musicais às vezes se sobressaem, se desdobram, e eventualmente entram em consonância com texturas mais reconhecidas. Um experimento ao vivo com boa dose de imprevisibilidade de um videoartista que agora faz explorações no terreno das artes sonoras.

Rodrigo Minelli – Mestre em Sociologia da Cultura e Doutorando da PUC-SP, Minelli é professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, artista e curador.

  • COMENTÁRIOS
    0
  • COMPARTILHE
  • PERMALINK

1º/04 às 19h30 – LIGALINGHA

Por Henrique Roscoe e Fabiano Fonseca

 

spacer

LigaLingha é um projeto audiovisual de música eletrônica do músico e performer Fabiano Fonseca (FFONSECAF) e do artista audiovisual Henrique Roscoe (1mpar). Os artistas propõem uma performance ao vivo usando interfaces personalizadas, instrumentos autônomos e sensores de movimento para criar uma experiência que explora os limites do analógico e do digital. A fim de criar uma maior interação entre o espectador e o palco, o duo busca soluções no corpo, na construção de interfaces analógicas e instrumentos que controlam som, luz e imagem em tempo real.

 

Henrique Roscoe – Artista digital, músico e designer. Trabalha na área audiovisual desde 2004. É graduado em Comunicação social pela UFMG e Engenharia Eletrônica pela PUC/MG e tem especialização em Design pela FUMEC.  Desenvolve instalações interativas, programando em processing, max/msp e vvvv e cria instrumentos e interfaces interativas usando sensores e objetos do cotidiano, gerando construções inusitadas.

Fabiano Fonseca - Graduado em Design Grafico, com pos graduação em Educacao Musical e Tecnologia, FFONSECAF é músico, soundesigner e performer. Foi compositor e vocalista da banda de música eletrônica Digitaria, co-produziu os álbuns “Let it Bed” e “Esphera” de Arnaldo Baptista. Em 2009, lançou o album “Death In Benares” com a banda L´esT e desde entao colabora com diversos parceiros como Azucrina Records, MarginaliaLab e Feijao Lunar, dentre outros.

Site oficial

 

  • COMENTÁRIOS
    0
  • COMPARTILHE
  • PERMALINK

1º/04, às 20h – AUSÊNCIAS

por Telemuzik (Dudu Tsuda, Karina Montenegro, Marcus Bastos e Richard Ribeiro)

spacer

Formado pelos músicos e performers Dudu Tsuda, Karina Montenegro, Marcus Bastos e Richard Ribeiro, Telemusik é um grupo que desenvolve composições audiovisuais combinando improviso e elementos de canção. Seus trabalhos combinam sons mecânicos, eletrônicos e digitais com vídeo editado em tempo real. Suas apresentações usam máquinas antigas, objetos estroboscópicos e estruturas luminosas. Na performance “Ausências”, realizado inicialmente na II Mostra de Live Cinema, o coletivo apresenta paisagens sonoras intimistas, imagens que buscam o intervalo entre os frames com saturação e granularidade, em tempos lentos.

 

 

 

  • COMENTÁRIOS
    0
  • COMPARTILHE
  • PERMALINK
gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.