spacer

7º Fórum Internacional Software Livre
19, 20, 21 e 22 de Abril de 2006
Porto Alegre, RS, Brasil

Patrocínio

  • Como ser Patrocinador

spacer

spacer

spacer
Ministério da Ciência e Tecnologia

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
spacer

spacer


spacer

spacer

spacer



spacer

spacer

spacer

spacer

spacer

spacer

spacer

Apoio Institucional

spacer

Promoção

spacer

spacer

spacer

Organização

spacer

Realização

spacer

Idiomas

  • spacer Portuguese (Brazil)
  • spacer English
  • spacer Spanish

Assista TVSL

spacer

Fotos Oficiais

  • Fotos Oficiais

Atrações

  • Palestrantes
  • Programa
  • Sessões e Salas
  • WSL 2006
  • Mostra de Soluções
  • Eventos Comunitários
  • Grupos de Usuários
  • Show Oficial

Participe

  • Inscrição --> Inscrição
  • Chamada de Trabalhos
  • Imprensa
  • Mobilização
  • Divulgação
  • Páginas Amigas
  • Caravanas

Serviços

  • Comitê Organizador
  • Imprensa
  • Agência de Turismo
  • Agência de Eventos

Em Porto Alegre

  • Hospedagem
  • Como chegar ao evento
  • Planta do Evento
  • O que fazer, aonde ir, e coisas do tipo


  • Apoio Cultural

    spacer


  • Realização Cultural

    spacer


  • Provas para Certificação LPI

    spacer

  • Companhia aérea oficial

    spacer

  • Local do evento

    spacer
  • Contagem Regressiva

    Faltam 0 dias.

    5339 participantes até agora

    Site Congelado!

    Este site não receberá mais atualizações, e foi congelado em 24 de julho de 2006.

    Lançada a Pré-Venda dos DVD-ROMs do fisl7.0

    Já esta disponível para compra o conjunto de 7 DVDs contendo palestras, tutoriais e atividades do fisl7.0 que aconteceu em Porto Alegre de 19 a 22 de Abril de 2006.

    ler mais

    Fotos oficiais do fisl7.0 disponíveis

    As fotos oficiais do fisl7.0 já estão disponíveis para visualização.

    Os vídeos do evento estão em fase final de pós-produção e em breve também estarão disponíveis. Mantenha-se ligado neste site.

    Para você, como foi a mudança de local do fisl?

    Positiva
    46% (583 votos)
    Negativa
    54% (676 votos)
    Total de votos: 1259

    7º Fórum Internacional Software Livre bate recorde de público e de países

    Durante quatro dias, Porto Alegre foi sede de um dos maiores eventos de software livre do mundo. O 7º Fórum Internacional Software Livre – fisl7.0, reuniu no Centro de Eventos FIERGS pessoas de 24 países, que concentraram em Porto Alegre o que há de mais desenvolvido em software livre atualmente.
    O fisl7.0 bateu recorde de público, recebendo 5.339 pessoas, principalmente do Brasil, Uruguai, Estados Unidos, Canadá e Argentina. O crescimento da edição deste ano, em relação ao ano passado, foi de 20,96%. Foram 36 grupos de usuários e 39 caravanas. Também foi sucesso o número de acessos à TV Software Livre. Este ano foram 18.903 acessos, de diferentes computadores, O coordenador geral da Associação Software Livre, promotora do fórum, Marlon Dutra, disse que “o evento vem numa linha de crescimento desde a primeira edição em 2000, o que prova também o crescimento do interesse pelo software livre no mundo”. Marlon agradeceu o empenho de toda a equipe da Associação, pois sem eles

    ler mais

    Empresas criam consórcio para atender a América Latina em soluções de software livre

    Seis empresas do Brasil, Venezuela, Porto Rico e Estados Unidos assinaram na tarde de hoje, durante o 7° Fórum Internacional Software Livre, em Porto Alegre, um acordo de cooperação para criar a Latinux, um consórcio de cooperação internacional. O acordo assinado hoje referenda as negociações iniciadas o Linux World Expo 2006, em Boston, EUA, e o Lacfree 2005, em Recife, Brasil.

    Participam da Latinux as brasileiras Propus e Solis, as venezuelanas Corvus Latinoamerica e ISEIT, a norte-americana Alacos, e a porto riquenha Red Boricua. O consórcio prevê o fortalecimento e a formalização de uma entidade independente, visando impulsionar o desenvolvimento de soluções baseadas em software livre. As empresas participantes do projeto vão compartilhar o conhecimento, trocar experiências, promover o software livre e a cooperação de trabalho nas comunidades organizadas de software livre, além de dar suporte comercial local e regional umas às outras.

    ler mais

    Projeto BrOffice.org lança material de inclusão digital no fisl7.0

    Durante o evento comunitário do Projeto BrOffice.org, realizado na manhã do segundo dia do 7° Fórum Internacional Software Livre, em Porto Alegre, foi lançado o material de Informática Básica com Software Livre, composto por manual do aluno, manual do professor e planos de aula. Esse material é resultado do trabalho desenvolvido pela empresa de transportes Soul, de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e da ProDesk, empresa de consultoria e treinamento ligada ao projeto BrOffice.org.

    A ProDesk foi responsável pelo desenvolvimento de todo o material didático utilizado no laboratório de Informática da Soul. O laboratório foi totalmente estruturado com Software Livre e idealizado para a capacitação, tanto dos colaboradores da empresa, quando da comunidade carente do município de Alvorada. Até o final de 2006, está prevista a capacitação de mais de 350 jovens carentes. Após o projeto, a documentação desenvolvida foi doada ao projeto BrOffice.org como contribuição à documentação.

    ler mais

    Ministro diz que Governo pretende usar software livre no sistema de TV Digital

    O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, anunciou na abertura do 7º Fórum Internacional Software Livre, que acontece em Porto Alegre até amanhã, que o Governo Federal pretende privilegiar o uso de software livre no sistema de TV Digital, independente de qual padrão venha a ser adotado pelo Brasil.

    O ministro fez um histórico dos debates sobre o tema, desde o lançamento da Chamada da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), em 2003, que resultou na contratação de 22 consórcios para pesquisar várias formas de componentes da TV Digital. Esses estudos permitiram ao Governo as condições para tomar uma decisão soberana.

    ler mais

    Governo Federal e ABEP querem envolver as prefeituras brasileiras na disponibilização de soluções como Software Público

    Uma iniciativa inédita envolvendo software livre e o setor público, foi lançada no 7º Fórum Internacional Software Livre, que acontece até dia 22 em Porto Alegre. Um acordo de cooperação firmado entre o Governo Federal e a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – ABEP, deu início a um projeto de sensibilização para o uso de soluções livres na administração pública e para construção de um acervo, que será disponibilizada à sociedade em geral.

    Na abertura do Fórum, na última quarta-feira, 19, a Prefeitura Municipal de Itajaí passou a fazer parte desta iniciativa, através da assinatura de uma carta de intenções. O objetivo é reunir esforços para tornar a iniciativa de Itajaí um exemplo para o Software Púbico Brasileiro e , a partir deste acordo, estruturar um conjunto de ações para envolver outros municípios, buscando auxiliar na criação de um modelo de disponibilização de software para as prefeituras brasileiras.

    ler mais

    Richard Stallman atenderá a imprensa esta tarde

    O presidente da Free Software Foundation, Richard Stallman, receberá a imprensa na tarde desta sexta-feira, 21, na sala vip do fisl7.0. Stallman estará à disposição a partir das 15h e logo depois, às 16h, fará palestra sobre a GPLv3.

    Jornalistas ganham ingresso para show

    Os jornalistas credenciados na cobertura do fisl7.0 tem direito a um ingresso para o show com BNEgão e Totonho e os Cabra, esta noite a partir das 21h do Teatro do Sesi.

    Interessados devem procurar os ingressos no estande da Associação Software Livre ou na sala de imprensa do fisl7.0.

    Caravanas e grupo de usuários serão homenageados

    A organização do 7º Fórum Internacional Software Livre – fisl7.0 fará uma homenagem a caravana com maior número de participantes, e as caravanas nacional e internacional de origem mais distante, além do grupo de usuário destaque.

    A homenagem será realizada na cerimônia de encerramento do evento, no dia 22, às 19h.

    Serpro apresenta soluções desenvolvidas em software livre no fisl7.0

    O Serpro está presente em mais uma edição do Fisl7.0 - 7º Fórum Internacional Software Livre, que acontece no Centro de Eventos Fiergs (Federação das Indústrias do RS), em Porto Alegre, até 22 de abril. Para a Empresa é uma oportunidade de compartilhar os conhecimentos que vem acumulando com a adoção software livre para soluções internas e até para alguns clientes.

    Quem for ao Fórum poderá conhecer algumas das soluções desenvolvidas em software livre pelo Serpro e aproveitar para trocar idéias e experiência com uma equipe de especialistas presente ao evento especialmente para este

    ler mais

    Governos do Brasil e da Argentina assinam acordo para promover software livre

    Os governos do Brasil e da Argentina anunciaram nesta quarta-feira, dia 19, durante a abertura do 7º Fórum Internacional Software Livre – fisl7.0, a incorporação dos dois países à Rede Internacional de Administração Pública de Software Livre. Coordenada pelo governo da Catalunya, na Espanha, a rede faz parte de uma proposta mundial de colaboração para promoção do software livre.

    O secretário Municipal da prefeitura Itajaí, Jean Sestrem, disse que o objetivo desta iniciativa de colaboração internacional “é sensibilizar todos os administradores presentes no Fórum para a importância de somar esforços e experiências para acelerar o processo de implantação do software livre”.

    ler mais

    Mobilização para divulgação do fisl7.0 promoveu eventos dentro e fora do Brasil

    O grande objetivo das atividades de mobilização do Fórum Internacional Software Livre, realizadas por um grupo de trabalho ligado à Associação Software Livre, promotora do evento, é informar a comunidade sobre todas as atividades relacionadas ao Fórum. Para isso, dezenas de eventos são realizados dentro e fora do Brasil para divulgação do próximo Fórum.

    Na sétima edição, foram aproximadamente 50 eventos em 30 cidades brasileiras durante 5 meses de mobilização. Fora do Brasil, vários brasileiros no exterior, principalmente na Europa, colaboraram para a divulgação do fisl7.0. Também foram realizadas atividades de mobilização na Argentina e no Uruguai. Porto Alegre, que sedia o Fórum, foi a cidade com mais eventos de mobilização. No interior do Rio Grande do Sul, a comunidade de Software Livre de Bagé se destacou com a realização de seis eventos. Fora do RS, a cidade com mais eventos registrados foi Aracaju, reflexo da grande movimentação em torno do Software ivre no Estado de Sergipe.

    ler mais
    1
    2
    3
    4
    5
    próxima página
    última página
    gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.