« Android quebra o limite de 50MiB para aplicativos

Configurando codecs no Windows (Atualizado)

spacer

O primeiro post real do blog teve uma imagem de Amagami também lol.

Se você leu meu artigo sobre o High 10 Profile do H.264 (mais conhecido como Hi10p) então sabe que isso é mais ou menos recente e que o suporte tanto em software como em hardware (principalmente) ainda não é perfeito, mas está melhorando bastante. Tanto no Linux como no Mac OSX você tem poucas opções: ou usa o mplayer2 ou uma versão recente do VLC ou algum outro player baseado em um ou outro ou no ffmpeg/libav (que é a base dos dois anteriores de qualquer jeito). No Windows você tem muito mais opções (a maioria ainda baseada no ffmpeg/libav, mas algumas outras independentes como o CoreAVC), mas ao invés disso facilitar complica ainda mais a escolha. O CCCP por exemplo, funciona de forma praticamente plug-and-play, mas pelo menos no meu sistema ele demora um pouco para carregar os vídeos e durante o avanço/retrocesso, coisa de poucos segundos mas irritante.

Nesse artigo/tutorial vou ensinar vocês a configurar três softwares para trabalharem juntos e dar a melhor experiência de vídeo (IMHO) no Windows (em qualquer tipo de arquivo, não só com Hi10p). A mágica se dará com eles: Media Player Classic Home Cinema (MPC-HC) será nosso player de vídeo, por ser leve, em código-aberto e extremamente poderoso. Como pacote de codecs entra o LAV Filters, que combina os codecs de áudio e vídeo mais os splitters do projeto ffmpeg além de permitir decodificação de vídeo usando a GPU usando DXVA2, NVIDIA CUDA ou Intel QuickSync para aqueles que gostam de ver a CPU trabalhando pouco. O último da lista é o madVR: ele é uma plugin de saída de vídeo, ou seja, serve para transferir o que foi decodificado para a tela. A vantagem de usar ele em relação a outros plugins de saída é que ele tem foco na alta qualidade de imagem e tenta evitar drivers problemáticos ou outros problemas causados por “interferência externa”.

Atualização (20:40, 26/03/2012): pequenas correções no texto para aumentar a clareza, adicionado uma nota sobre o modo de debug (Ctrl+J) do madVR.

Começando

Antes de começar quero avisar que se você prefere não ter trabalho melhor instalar o CCCP. Ele funciona apesar dos problemas que falei acima e é completamente n00b-proof. Não que seja realmente difícil de configurar, mas se for para vir com perguntas bestas, GTFO (ah, as maravilhas de ter um blog pessoal ;P ). Use um pouco dos seus neurônios e se faltar use o Google.

Para começar, vamos precisar baixar os seguintes programas:

-Media Player Classic Home Cinema x86. Você pode baixar a versão estável aqui, mas eu prefiro pegar uma versão mais recente, compilada a partir do git. Nesse site tem praticamente uma compilação por dia. Eu usei uma versão levemente modificada conhecida como BE Mod, que tem uma interface mais bacana e novos ícones, mas é questão de preferência. A forma de configurar eles é parecida.

-LAV Filters (1f0.de/downloads/). Baixe o “installer” para evitar dores de cabeça. A versão mínima para usar todos os recursos citados no tutorial é a versão 0.46, mas recomendo que você sempre utilize a mais recente.

-madVR (forum.doom9.org/showthread.php?t=146228). A versão usada nesse tutorial foi a 0.80, mas recomendo que você utilize a mais recente.

O madVR na verdade é opcional, você pode simplesmente deixar a saída padrão do MPC-HC (que no Windows Vista/7 é o EVR-CP) que é muito boa também. Mas nesse caso é mais simples usar o CCCP mesmo. O madVR não se dá muito bem com o CCCP, até por isso que eu resolvi configurar tudo na mão. Para quem tiver um sistema 64-bits e quiser instalar a versão x64 do MPC-HC pode também, mas o madVR não funciona nessa versão.

Instalar o MPC-HC é bem simples, descompacta o instalador, dois cliques nele, próximo, próximo, terminado. O LAV Splitter também, porém tem uma hora que ele vai perguntar o que você deseja instalar, como na tela abaixo:

spacer

Se a ideia for usar apenas o MPC-HC e o madVR recomendo marcar apenas as versões x86 do LAV Splitter, LAV Audio e LAV Video. Caso você queira usar os codecs x64 também, deixe marcado todos, mas não se esqueça de instalar a versões x64 do MPC-HC também (lembrando que o madVR não funciona na versão x64).

Na próxima tela o instalador do LAV Filters vai perguntar que codecs e contêineres ele deve decodificar. Deixe o padrão a não ser que você saiba o que está fazendo (se faltar alguma coisa você pode configurar depois).

Agora vamos instalar o madVR. Descompacte o zip em alguma pasta (de preferência na raiz do sistema) e clique no arquivo install.bat. Vai aparecer uma janela escrita The DirectShow filter “madVR.ax” was registered successfully e tudo deve estar funcionando. Caso ela não apareça e você tem o UAC ativado, faça o procedimento manual abaixo:

Abra o menu Iniciar, procure por “cmd.exe”, botão direito do mouse e Executar como administrador. Vai abrir um Prompt de Comando. Agora vou admitir que você descompactou o conteúdo do madVR.zip para a pasta C:\madVR. Se não for mova para lá ou use um pouco dos seus neurônios spacer . Digite os comandos abaixo:

>cd c:\madVR

>InstallFilter.exe madVR.ax

Deve aparecer a mensagem que citei anteriormente. Se não aparecer, ou você não está com um Prompt com privilégios administrativos ou fez algo errado. No pior dos casos, desative o UAC temporariamente, refaça os passos anteriores e reative depois que terminar. A parte mais difícil já foi.

Atenção: não delete a pasta do madVR depois da instalação, porque nem o instalador nem os comandos dados acima copiam o filtro para outro lugar. Se você ficou insatisfeito de onde o arquivo foi instalado (ou quer desinstalar o madVR por algum motivo), clique no uninstall.bat ou digite o seguinte comando para desinstalar o madVR:

>InstallFilter.exe -u madVR.ax

Configurando o MPC-HC

Agora abra o MPC-HC, clique em Exibir->Opções (ou aperte a tecla O). Na tela que abrir, no menu da lateral esquerda, clique em Reprodução, vai aparecer a tela abaixo:

spacer

A parte mais importante aqui é o Auto-carregamento de áudio/legendas. Certifique-se que os dois estão marcados, o resto você pode mexer do jeito que preferir. Se o Auto-carregamento de legenda não estiver marcado, você ficará sem legendas pois não estamos usando um filtro externo para isso (quem precisar do VSFilter tem instruções mais abaixo de como configurá-lo). No caso do áudio, não vai afetar tanto (porque o LAV Audio que vai decodificar a maioria dos codecs), mas pode fazer falta em alguns codecs mais obscuros. Aqui terminou, agora vamos para Saída.

spacer

Nessa tela, selecione o madVR ** e ignore o resto. Se você está usando a versão x64 ou não quer usar o madVR por um motivo ou outro (algumas placas de vídeo são problemáticas com ele mesmo, nesse caso você não tem opção), você pode usar qualquer outra opção disponível, mas eu recomendo o EVR Custom Pres. se você estiver usando o Windows Vista/7 ou VMR-7 (sem render)/Overlay Mixer no Windows XP. O EVR tem alguns problemas de qualidade, mas graças as modificações feitas pelos hackers do MPC-HC o EVR-CP tem uma qualidade quase tão boa quanto o madVR na maioria das situações. O VMR-7/Overlay Mixer são apenas razoáveis, mas quem manda usar um sistema operacional de 10 anos atrás? Vamos a parte mais importante agora, o Filtros Internos.

spacer

Desmarque a maioria dos codecs e deixe semelhante a imagem acima (não apareceu na imagem mas o AMV video também pode ser marcado). Com isso vamos deixar a maior parte do trabalho para o madVR/LAV Filters e o MPC-HC só vai decodificar codecs muito obscuros. Como curiosidade, os codecs internos do MPC-HC funcionam bem na maioria das situações (e também suportam o Hi10p nas últimas versões), então quem prefere não ter uma zona de programas ou quer um player standalone para colocar no pendrive é uma boa opção (só deixar tudo marcado).

Falta só mais uma coisa para mexer no MPC-HC, então clique em Legendas.

spacer

Essa parte é opcional e vai variar de computador para computador. Para quem tem telas de alta resolução, deve ter reparado que nas opções padrão as legendas ficam levemente borradas. Isso porque o MPC-HC por padrão renderiza as legendas como se você tivesse um monitor de 800×600. Na opção Resolução máxima da textura podemos aumentar esse valor para o que melhor convir ou simplesmente usar a opção Desktop, que renderiza as legendas considerando a resolução atual do seu computador. O problema é que quanto maior a legenda, mais lento será para renderizá-las, o que pode fazer a diferença num PC mais lento com legendas mais complicadas de decodificar (com muitos efeitos, por exemplo).

Outra coisa que ajuda nas legendas mais complexas é o Sub telas para armazenar buffer. O problema é que pré-renderizar legendas geralmente evita que as animações (comuns em aberturas e encerramentos de animê durante os karaokês) funcionem. Ao marcar em Permitir animação quando em carregamento (buffering), elas passam a funcionar, mas algumas legendas mais complexas passam a piscar na tela. A solução é zerar o buffer, mas aí legendas complexas lagam mesmo em PCs mais potentes (a imagem que abre esse post, é uma delas por exemplo, dando uma travada no meu notebook). Esse problema geralmente não afeta quem não assiste animes, mas se você assiste talvez seja melhor brincar um pouco com as opções para ver o que funciona melhor com você. As opções da imagem acima são um bom começo.

Obs: a opção Elevar a potência de dois aumenta a resolução da legenda para o próximo tamanho que seja uma potência de dois, então se seu desktop tiver uma resolução de 1360×768 o MPC-HC vai elevar o tamanho da legenda para 2048×2048. Isso serve para placas de vídeo muito antigas e/ou com drivers desatualizados, que não suportam texturas que não tenham tamanho múltiplo de 2. Se sua placa de vídeo realmente precisar disso (por exemplo, se o vídeo ficar muito lento ou travar sem essa opção marcada), o recomendado é forçar alguma resolução para não chegar a um valor muito grande. Recomendaria no máximo 1024×768, que forçaria a legenda a 1024×1024.

Depois de tudo terminado, só clicar em Aplicar e aproveitar. Quem quiser usar o MPC-HC como player de vídeo padrão para algum formato pode brincar um pouco no sub-menu Formatos, que permite fazer a associação de arquivos.

spacer

Você pode clicar em Todos, mas isso vai associar os arquivos de áudio (MP3, OGG, m4a, FLAC etc) junto, e a não ser que você seja masoquista você vai preferir clicar em Vídeo, que associa apenas os arquivos de vídeo. A opção Com ícones substitui os ícones padrão do Explorer pelos do MPC-HC, que são mais bonitos (IMHO).

Para quem nunca usou o MPC-HC é interessante lembrar dos principais atalhos: espaço pausa/toca o vídeo, setas direta/esquerda do mouse avançam/voltam, setas cima/baixo aumentam/diminuem o volume, Alt+Enter entra em tela cheia (ou dois clique no vídeo), Alt+I tira um foto da tela (porém não funciona com o madVR, vai ser necessário usar outra saída de vídeo como o EVR-CP).

spacer

Só falta testar se está tudo funcionando. Abra um vídeo qualquer (recomendo um que esteja encodado em Hi10p) e pressione Ctrl+J. Se tudo estiver certo, vai aparecer esse retângulo semi-transparente do lado superior-esquerdo do vídeo, indicando que o madVR está configurado e funcionando (obviamente se você usar qualquer outra saída que não seja o madVR esse retângulo não vai aparecer). Aproveite para checar se tudo está na máxima qualidade possível (não há conversão de 10-bits -> 8-bits, a resolução/fps/frequência do monitor/matriz foi detectado corretamente etc.). Para remover esse retângulo só apertar Ctrl+J novamente.

[Opcional] Aceleração de vídeo via GPU

Placas de vídeo modernas geralmente incluem alguma maneira de decodificar, total ou parcialmente, o vídeo e assim liberar o processador para outras tarefas, além de economizar energia por serem mais eficientes nesse trabalho. Tanto o LAV Filters como o MPC-HC tem a capacidade de acelerar alguns codecs específicos (notavelmente o MPEG-2, MPEG-4, VC-1 e H.264) usando a GPU. Apesar de nenhuma GPU atual suportar Hi10p, tanto o LAV Filters quanto o MPC-HC são inteligentes o suficiente para quando detectarem um vídeo com essa configuração, decodificar o vídeo usando a CPU e não a GPU.

Atualmente existem várias maneiras diferentes de implementar a aceleração de vídeo via GPU. A mais comum é o DXVA (DirectX Video Acceleration), um padrão comum a todos os fabricantes e suportado tanto pela Intel quanto pela AMD e NVIDIA, porém também é mais limitado. Outra opção é o CUVID (CUDA Video Decoding API), mais flexível que o DXVA porém só suportado em placas da NVIDIA. Por último temos o QuickSync, que só funciona nos processadores mais recentes da Intel (Sandy Bridge para frente) com o Intel Graphics HD.

Para a aceleração de vídeo funcionar é necessário GPUs modernas, que funcionem com o conceito de Shaders. Isso limita as GeForces série 8 para frente, Radeons HD e as IGPs Intel mais recentes. Infelizmente isso não é nenhuma ciência exata, algumas fabricantes insistem em cortar funções de algumas de suas GPUs (isso é verdade principalmente nas primeiras séries de placas com suporte a aceleração de vídeo e nos processadores Intel), porém qualquer GPU discreta hoje por mais simples e barata que seja suporta decodificação de hardware via GPU. Se você não tem o hardware necessário e deseja investir dinheiro nisso, recomendo as GPUs NVIDIA (porque elas são superiores nesse quesito), quanto mais nova a série melhor.

Antes de começar, recomendo você atualizar os drivers da sua placa de vídeo e também atualizar o DirectX 9.0c para a última versão. Isso evita muita dor de cabeça depois. Se você optou por usar o madVR também é necessário desativar seus codecs internos.  Abra um vídeo qualquer, vai aparecer o ícone do madVR ao lado do relógio, botão direito e Edit madVR Settings… Clique em processing->decoding.

spacer

Desmarque todos os codecs para forçar o uso dos codecs configurados no sistema. Agora chega de papo e vamos ao que interessa. O MPC-HC tem suporte ao DXVA em alguns dos seus codecs internos, para ativá-los para selecionar os codecs com terminação (DXVA) na parte de Filtros Internos:

spacer

Lembrando que o DXVA funciona apenas com a saída de vídeo apropriada. Se você usa o Windows 2000/XP, marque o Overlay Mixer */VMR-7/VMR-9 (recomendo o VMR-7 (sem render), é menos bugado que o VMR-9 e permite fazer capturas de tela que não são possíveis no Overlay Mixer), se você usa o Windows Vista/7, marque alguma das saídas EVR (eu recomendo o EVR Custom Pres. por causa da sua maior qualidade).

spacer

A vantagem de usar o DXVA no MPC-HC é que ele é compatível com uma gama maior de sistemas: funciona no Windows 2000/XP (usando o DXVA original) assim como no Windows Vista/7 (usando o DXVA 2), funciona nas versões 64-bits do MPC-HC e em placas de vídeo de qualquer fabricante (desde que obviamente a GPU tenha suporte). Mas ele é bem limitado e não se pode utilizar o madVR com ele. Para saber se funcionou, abra um vídeo qualquer, clique com o botão direito do mouse em cima dele, Filtros->MPC Video Decoder (se não apareceu isso você fez algo errado ou o codec não está sendo decodificado por um filtro interno do MPC-HC):

spacer

Clique na imagem para ampliá-la

Se em Modo DXVA aparecer algo parecido com acima, parabéns, a aceleração de vídeo está funcionando. Se aparecer Not using DXVA então algo está errado ou o vídeo não pode ser decodificado via DXVA (Hi10p por exemplo).

Também podemos configurar o DXVA pelo LAV Filters. Infelizmente ele suporta apenas o DXVA2, então ficamos restritos ao Windows Vista e acima, porém existe dois modos de funcionamento, copy-back native:

spacer

O modo copy-back (adicionado na versão 0.45 do LAV Filters) trabalha copiando o arquivo decodificado da memória da GPU para o sistema, então principalmente em placas de vídeo com pouca banda de memória ele pode ser lento, mas ele tem uma grande vantagem: permite o uso de outras saídas de vídeo, incluindo o madVR. Ele é o modo recomendado se você tem uma placa de vídeo suficientemente rápida para suportar esse modo (lembrando que o madVR em si já usa bastante a GPU).

spacer

Já o modo native (adicionado na versão 0.46) é semelhante a utilizar o DXVA direto no MPC-HC e compartilha as mesmas limitações, incluindo o fato de você ser obrigado a usar a saída EVR. Para quem só tem essa opção disponível realmente tanto faz usar o MPC-HC ou o LAV Video, mas eu prefiro o último por ser mais poderoso.

Se você tem uma GPU da NVIDIA provavelmente vai preferir o modo NVIDIA CUVID. Ele é mais rápido e também mais flexível, além de permitir aliviar ainda mais a CPU fazendo o processo de desentrelaçamento na própria GPU.

spacer

Ainda tem o modo Intel QuickSync, porém não tenho nenhum processador Intel Sandy Bridge com IGP integrada para testá-lo aqui. Mas fica aí o que acontece quando o seu sistema não suporta um modo de aceleração, o LAV Video simplesmente diz Not available.

spacer

Para realmente verificarmos se está funcionando, abra um vídeo e de novo botão direito do mouse em cima dele, Filtros, só que agora vamos selecionar o LAV Video Decoder.

spacer

Clique na imagem para ampliá-la

Se agora aparecer Active, pronto, a aceleração via GPU escolhida no LAV Video está funcionando. Lembrando que se o vídeo estiver num formato não suportado pela GPU como Hi10p vai aparecer apenas “Available” mesmo que tudo esteja funcionando como devia, já que nesse caso ele vai decodificar o vídeo via software.

[Opcional] Usando o xy-VSFilter

Se você vê bastante animes pode ser interessante usar o VSFilter ao invés do filtro de legendas interno do MPC-HC. Isso porque apesar do filtro interno do MPC-HC (conhecido como ISR, Internal Subtitle Render) ser baseado no VSFilter eles renderizam a legenda de formas diferentes, como pode ser visto no gráfico abaixo.

spacer

O que acontece é que como no MPC-HC a legenda é renderizada sobre a saída de vídeo e não sobre o vídeo em si, alguns efeitos e rotações do Advance Substation Alpha (.ASS) são quebrados, enquanto no filtro externo eles ficam perfeitos. Em compensação, ao usar um filtro externo as legendas não ficam tão definidas como no filtro interno no modo Desktop, mas se você configurar um bom filtro de resize no madVR as legendas ainda continuarão muito boas. Mais informações e alguns exemplos do que pode dar errado podem ser encontrados nessa página.

Então se você realmente precisa de um suporte bom a legendas .ASS com estilo (comum em fansubbers de anime) pode configurar o MPC-HC para usar um filtro de legendas externo, nesse caso o VSFilter. Mas como o VSFilter é lento, bugado e não tem suporte ao modo Hi10p (qualquer fonte em 10-bits é convertida para 8-bits primeiro para depois ser inserida a legenda, o que pode diminuir a qualidade do vídeo) então vamos utilizar um fork do VSFilter conhecido como xy-VSFilter, que corrige a maior parte dos problemas do original.

Obs.: assim como o VSFilter original o xy-VSFilter funciona apenas no modo x86. Até onde sei, a única maneira de ter legendas .ASS com estilo no modo x64 é usando o filtro interno do MPC-HC mesmo ou outro player como o mplayer2 e VLC.

Baixe a versão mais recente do xy-VSFilter aqui. Infelizmente ele não inclui instalador, então teremos que instalá-lo na mão. Você tem duas alternativas:

  1. Descompacte o VSFilter.dll na pasta que você instalou o madVR e arraste o arquivo .dll para o programa InstallFilter.exe. Vai aparecer a mensagem The DirectShow filter “VSFilter.dll” was registered succesfully.” e tudo certo.
  2. Descompacte o VSFilter.dll para algum lugar (estou considerando C:\VSFilter) e digite os seguintes comandos:

> cd C:\VSFilter

regsvr32 VSFilter.dll

As mesmas observações para um sistema com UAC ativado para o madVR valem aqui. Antes de começar é preciso desativar os codecs internos do madVR. Siga as mesmas instruções usadas na parte de [Opcional] Aceleração de vídeo via GPU.

Agora precisamos configurar o MPC-HC para usar o xy-VSFilter ao invés do filtro interno de legendas. Vamos nas opções do MPC-HC, Reprodução e desmarque Auto-carregamento de legendas.

spacer

Se você estiver usando o Windows Vista ou 7 o VSFilter não vai carregar automaticamente. Então temos que forçar o MPC-HC a carregá-lo. Para isso vamos a parte de Filtros Externos.

spacer

Clique em Adicionar filtro…, selecione DirectVobSub (auto-loading version), marque-o, clique em Preferir e depois Aplicar. Com isso ele já deve ser carregado em qualquer vídeo com legendas. Como uma última configuração, abra um vídeo com legendas qualquer, no lado do relógio vai aparecer o ícone do xy-VSFilter, botão direito em cima dele e DirectVobSub (auto-loading version). Vá na aba Misc e mude BT.601 ou BT.709 para Auto-guess.

spacer

Com isso o xy-VSFilter vai tentar adivinhar o esquema de cores do vídeo sozinho. O BT.601 geralmente é usado em vídeos SD e o BT.709 geralmente é usado em vídeos HD. Infelizmente muitas pessoas encodam errado e acabam colocando o esquema de cor incorreto, o que pode confundir o filtro, mas não tem muito o que se pode fazer nesses casos.

Miscelânea

Com tudo acima feito temos uma configuração boa o suficiente para a maioria das pessoas. Porém vou um pouco mais a fundo, começando pelo LAV Video.

spacer

Aqui temos várias opções, relativa ao uso ou não de multi-threading (para acelerar a decodificação se você tiver dois ou mais núcleos), saída de cor, filtros para desentrelaçamento etc. Não é preciso mexer em nada a não ser que você tenha um monitor diferente ou queira alterar o método de desentrelaçamento.

spacer

No LAV Audio você pode configurar bitstream de formatos como o DTS ou Dolby Digital. Essa opção é útil se você tem um Home Theater que suporta esses formatos, pois assim você não perde a localização espacial do som. Quando não está marcado, o LAV Audio decodifica esses formatos para LPCM antes de enviar para o cabo HDMI ou S/PDIF, sendo compatível com qualquer aparelho de som, porém você perde a localização espacial.

Para terminar, vamos dar uma olhada no madVR. De novo, abra um vídeo qualquer, bandeja do sistema, botão direito em cima do ícone do madVR e Edit madVR settings…

Existem muitas coisas para configurar aqui, vou citar algumas das mais interessantes. Se você já colocou um vídeo em tela cheia com o madVR sabe que ele se comporta de forma estranha, usando uma UI simplista. Esse modo, chamado de exclusivo, usa o Direct3D para desenhar na tela, evitando tearing e outros artefatos em tela cheia. Se você realmente não gosta desse modo, é possível desativá-lo, mas não recomendo. Vá em rendering->general settings e desmarque enable automatic fullscreen exclusive mode.

spacer

Em scalling algorithms podemos escolher qual algoritmo vai fazer o aumento/diminuição de resolução quando a imagem é pequena/grande demais para o monitor. Se você está desesperado por performance pode escolher um dos processing done by GPU texture units porém eles degradam a imagem. Os processing done by custom pixel shader code são melhores porém mais “pesados”, então se sua GPU for lenta ele pode travar. Recomendo você testar as configurações e ver o que mais agrada, ou deixar o padrão mesmo que é muito bom já.

spacer

Como eu disse o madVR tenta garantir a máxima qualidade possível. Se você tiver o equipamento adequado é possível calibrar as cores do monitor e criar um perfil. Com isso o madVR vai corrigir as cores do vídeo para garantir a máxima fidelidade possível. Como eu não tenho equipamento necessário eu não vou entrar nessa parte, mas para quem quiser fica um link (em inglês): haruhichan.com/wpblog/?p=323.

spacer

E com isso você deve ter a melhor qualidade de vídeo possível (de novo, IMHO) no sistema operacional Windows. Como consequência, seu PC agora tem suporte a maioria dos codecs existentes. Para encerrar devo dizer que a maior qualidade possível vem com um preço: performance. Com certeza não é a configuração mais rápida que tem para ver vídeos. Quem sofre com travamentos durante a visualização de vídeos deveria tentar o mplayer2, que é um dos players mais rápidos que existem e suporta Hi10p muito bem, ou então usar o EVR-CP mesmo ao invés do madVR. Como usamos os filtros de legenda internos do MPC-HC ou o xy-VSFilter ao invés do VSFilter original, não há conversão de 10-bits->8-bits como ocorre no CCCP, o que deve garantir um pouco de performance a mais, mas o madVR introduz um gargalo aí, principalmente em GPUs mais antigas.

Esse artigo é dedicado ao meu colega Marcos FRM do blog Caixa Seca, foi ele que pediu para eu postar a minha configuração atual de codecs no Windows. Para quem nunca viu, o blog dele sempre tem artigos interessantes e é atualizado com muito mais frequência que o meu ;P .

Atualizações anteriores

Atualização (01:13, 04/02/2012): corrigi alguns links, mais informações sobre o madVR e toda a parte de aceleração de vídeo via hardware foi refeita.

Atualização (02:23, 04/02/2012): adicionado nova parte em relação ao filtro de legenda externo xy-VSFilter.

Atualização (18:39, 04/02/2012): correção sobre a parte do Elevar potência de dois (obrigado pela correção nos comentários damedame).

Atualização (20:48, 25/03/2012):  adicionado o modo DXVA (native) do LAV Video, reescrita sobre o processo de instalação do madVR.

Atualização (20:48, 25/03/2012):  adicionado o modo DXVA (native) do LAV Video, reescrita sobre o processo de instalação do madVR.

Rate this:

Compartilhe:

gipoco.com is neither affiliated with the authors of this page nor responsible for its contents. This is a safe-cache copy of the original web site.